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Marinas de Barra e Aveiro são «obrigatórias»
2006/07/23

A construção das marinas da Barra e da Polis Aveiro é «obrigatória», afirmou o presidente da Região de Turismo da Rota da Luz, Pedro Silva, à margem do encontro promovido pela Academia Aberta do Turismo / Instituto Português de Desenvolvimento Turístico, realizado ontem em Aveiro, no âmbito dos seus cursos de pós-graduação, noticia o Diário de Aveiro.

«Para Pedro Silva, o que diferencia a Rota da Luz e «cria singularidades» é «este espaço geográfico consubstanciado na Ria de Aveiro». A laguna, devido às dezenas de quilómetros da sua bacia hidrográfica, permite um «conjunto de abordagens turísticas e uma identidade que faz a diferença no país, na Península Ibérica e até mesmo na Europa».

«É isso que nós temos que aproveitar, essa especificidade que nos é única», afirmou.

Apesar dessa particularidade, a ria de Aveiro não constou da primeira versão do Plano Estratégico Nacional do Turismo, «talvez por falta de infra-estruturas náuticas».

No entanto, Pedro Silva revela que a ria já surge na segunda versão desse documento, não na primeira prioridade, como era «desejo» da Rota da Luz, mas na terceira.

«Vamos trabalhar para ver se conseguimos que o turismo náutico possa vir a ser o ponto essencial do turismo na região de Aveiro», referiu. Para isso, «é muito importante que as infra-estruturas sejam construídas», advertiu.
Dessas infra-estruturas, o presidente da Rota da Luz aponta como prioridades essenciais as marinas da Barra e do Polis Aveiro.
«Actualmente, é o turista náutico, ainda mais do que o do golfe, aquele que deixa ficar mais dinheiro na região que visita», lembrou ao Diário de Aveiro.

«Estamos a perder muito pelo facto dessas marinas ainda não estarem construídas», alertou, aludindo à marina da Barra, com a sua dimensão, e à marina do Polis de Aveiro, por se situar próximo do principal núcleo urbano da região, «sem prejuízo de outros portos que possam existir ao longo da ria».

O presidente da Rota da Luz sublinha que a região de Aveiro dispõe de um aeroporto internacional, que é o Sá Carneiro, no Porto, e que a região do Porto poderá usufruir das marinas da zona de Aveiro. No meio, está o grande parque de feiras do país, que é o de Santa Maria da Feira. «Temos uma região marcada por três importantes infra-estruturas internacionais: o aeroporto do Porto, o Parque de Feiras da Exponor e as marinas de Aveiro», conclui Pedro Silva. » (Diário de Aveiro)

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