Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Empresa municipal para gerir parque tecnológico
2006/07/14

A Assembleia Municipal de Sever do Vouga aprovou, por unanimidade, a criação de uma empresa municipal para gerir o parque tecnológico que vai ocupar as antigas instalações da fábrica de massas Vouga, em Paradela, noticia o JN.

A VougaPark - Parque Tecnológico do Vouga, EM, será controlada pela Câmara, mas a autarquia terá parceiros privados A. Silva Matos, Martifer, Metalicis, Seveme e Tecnoforma.

"O VougaPark é um dos projectos estruturantes para o concelho. Estamos a falar de qualificação e inovação, as apostas para o futuro. Além disso, não podemos esquecer os fluxos de pessoas que virão para Sever do Vouga, assim como a instalação de uma incubadora de empresas", adianta, ao "Jornal de Notícias", o presidente da Câmara Municipal, Manuel Soares.

A dificuldade sentida pelas várias empresas de metalomecânica de Sever do Vouga em contratar mão-de-obra qualificada e o interesse demonstrado por estas num pólo tecnológico foram decisivas para a criação da empresa municipal. A existência de um património edificado considerável, constituído pela antiga fábrica das massas, propriedade da autarquia, fez o resto.

O processo vai ser dividido em três fases. A primeira prende-se com a recuperação de parte do edifício, onde será instalado o centro de formação e qualificação. Na segunda fase, serão recuperadas outras áreas para a instalação de uma incubadora de empresas. A terceira fase prevê a criação de um centro tecnológico.

Os futuros responsáveis pela VougaPark vão procurar parceria com empresas e instituições científicas nacionais e estrangeiras que estejam particularmente vocacionadas para a metalurgia.

Uma das primeiras missões da empresa passa pela criação de Cursos de Especialização Tecnológica (CET) que são ministrados pela Universidade de Aveiro.

A participação de empresas é vista de forma positiva por Manuel Soares "São empresas que já possuem tecnologia de ponta para determinadas áreas e que são parceiros estratégicos".» (JN)

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind