Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ribau volta a defender marina
2006/07/05

O presidente da Câmara de Ílhavo apresentou, anteontem à noite, o projecto da Marina da Barra como o exemplo de uma parceria público-privada com boas condições para cativar financiamento comunitário no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional 2007/2013, noticia o JN.

«No debate "Olhar Ílhavo", promovido pelo jornal "O Ilhavense", Ribau Esteves adiantou que a captação de investimento privado pode ser um factor decisivo na corrida aos financiamentos do novo quadro comunitário de apoio. "O Centro Cultural de Ílhavo em fase de construção é o nosso primeiro exemplo. Operações como a valorização da Vista Alegre, a Marina da Barra e a Quinta da Boavista só são possíveis com parcerias público-privadas na abordagem do licenciamento e do financiamento", considerou.

Ribau sublinhou ainda a preponderância dos fundos comunitários no financiamento de vários projectos realizados no município nos últimos 16 anos. "Cerca de 70% do que se fez foi à custa dos fundos perdidos da União Europeia e temos de nos colocar bem para voltar a aproveitar da melhor forma possível esta nova oportunidade", afirmou.

A sustentabilidade ambiental e financeira dos sistemas, a qualidade total e a qualificação urbana integral são outras apostas.

Ao lado dos sectores económicos tradicionais, o edil coloca as zonas industriais de nova geração, as tecnologias de informação e comunicação e as áreas do conhecimento onde, segundo Ribau Esteves, "é necessário inovar para criar novas capacidades para gerar emprego e riqueza". O autarca revelou-se ainda crítico em relação à proposta de lei das finanças locais apresentada recentemente pelo Governo. "É o mais grave atentado alguma vez cometido à capacidade política e de gestão do poder local", acusou Ribau, que lidera também a Grande Área Metropolitana de Aveiro e a Associação de Municípios da Ria.» (JN)

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind