Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Oportunidades - qualificar um milhão de pessoas
2006/06/30

O secretário de Estado da Educação deslocou-se ontem a Águeda, com o propósito de inaugurar mais um Centro Novas Oportunidades, noticia o Diário de Aveiro.

«Um mecanismo criado pelo governo, através de parcerias com entidades locais, e que tem por missão contribuir para o aumento dos níveis de qualificação formal da população activa.

O novo centro (Centro de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências), situado na Associação Empresarial de Águeda (AEA), conta já com a parceria de 16 entidades, entre elas as Câmaras Municipais de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, além de várias empresas locais, e terá por tarefa conseguir, até 2010 qualificar 14 mil pessoas na sua área de abrangência. Isto de acordo com os dados fornecidos, na altura, por Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.

O governante não deixaria de salientar os números preocupantes do nosso país, em matéria de qualificações da população activa, sendo que 450 mil jovens, entre os 18 e os 24 anos, não possui o 9º ano de escolaridade, enquanto cerca de 650 mil pessoas não possuem o ensino básico completo.
«O nosso objectivo é, através da criação destes centros por todo o país, conseguir, até 2010 qualificar um milhão de pessoas», referiu Valter Lemos.

Enquanto entidade parceira, a Câmara de Águeda entendeu aderir a este projecto, porque, segundo Gil Nadais, presidente da autarquia, também na edilidade se constatam números preocupantes, já que ¼ dos funcionários só tem, como habilitações literárias, o 1º Ciclo do Ensino Básico.

«Entendo que a câmara deve ser o motor da qualificação das pessoas», referiu o autarca, acrescentando que «este tipo de parcerias, entre a administração central, local e as empresas é o caminho do futuro, só com o estabelecimento de parcerias é possível caminhar para o futuro».
O Centro de Formação Profissional de Águeda, que gere o projecto, na pessoa de José António Gomes, não deixaria de sublinhar a «importância» das parcerias com associações, escolas, empresas e outros, para que o projecto tenha resultado.» (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind