Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Avenida Beira-Mar e Praça Euro-2004
2006/06/28

A Câmara de Aveiro atribuiu nomes aos arruamentos envolventes ao Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, contemplando o Beira-Mar e a realização do Euro-2004.

Toda a artéria circular envolvente a todo o Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte, desde a primeira rotunda de saída da A 25, no sentido Norte/Sul, passando pela rotunda do IP 5, rotunda um e dois, passando pela frente do estádio e terminando de novo na rotunda do IP 5, fica com o nome de Avenida Sport Clube Beira-Mar.

A rotunda um passa a designar-se Praça Euro 2004 enquanto que a artéria junto ao parque de estacionamento do Estádio, e que o circunda vai chamar-se Alameda D. Maria Tereza de Melo, Baronesa da Recosta.

As ruas envolventes que ainda não têm saída e estão a ser criadas, terão os nomes de Rua Encosta da Fonte (a que se inicia na Praça Euro) e a que inicia na rotunda dois, deu-se o nome de Rua do Chão da Vinha.

«D. Maria Tereza de Melo, Baronesa da Recosta foi esposa de Mário Duarte e mãe de Mário, Carlos e Francisco Duarte, e sempre viu o desporto com inteligente simpatia, praticando-o também.
Sem entrar em competições, era distinta cavaleira, jogadora de ténis e de golfe, exímia atiradora, sendo possivelmente a primeira mulher que em Portugal andou de bicicleta e das primeiras a conduzir um automóvel.

Frequentadora assídua de todas as manifestações desportivas, a Baronesa da Recosta deixou nos sectores mais díspares um rasto de saudade. Era muito humana com todos aqueles que sofriam. As pessoas gostavam muito dela, pelo que a chamavam de “Mãe dos pobres”. Tinha um belo espírito e era uma autêntica desportista.
Nasceu a 7 de Julho de 1871 e morreu em Aveiro, a 3 de Novembro de 1929.

Para Miguel Capão Filipe, Vereador com o Pelouro da Cultura, os nomes agora escolhidos “premeiam a dedicação ao Desporto de uma figura grada da sociedade da época, uma aveirense, das primeiras mulheres desportistas em Portugal”, ao mesmo tempo que “mantemos um conjunto de nomes indicadores das especificidades locais, algo que nos preocupamos em manter nas escolhas de ruas”.»

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind