2006/06/24 A ligação Aveiro-Salamanca continua a ser defendida pelo líder da Concelhia socialista Raul Martins, que entende que ao apostar-se no TGV (comboio de alta velocidade), a primeira linha a ser construída deverá ser esta, noticia o JN.
«Tanto o TGV como a construção do novo aeroporto da Ota são, no entender do economista aveirense, dois investimentos que devem ser feitos, "sob pena de se hipotecar o futuro".
Raul Martins afirmou ainda que estes "são dois projectos estruturantes para o país". "Portugal deve aproveitar as poucas possibilidades de desenvolvimento que tem, nomeadamente a fachada atlântica. A prioridade dos traçados deve passar por Aveiro/Salamanca, com ligação a Valladolid e a Madrid. Depois pensa-se nas restantes ligações que vão contribuir para a sustentabilidade económica deste projecto", acrescenta.
A posição de Raul Martins voltou a ser defendida, anteontem à noite, numa tertúlia realizada no Teatro Aveirense, onde se debateram os temas Ota e TGV. Miguel Capão Filipe, vereador da Câmara de Aveiro e reeleito líder da Concelhia de Aveiro do CDS/PP, entende que os dois projectos "são irreversíveis" e que agora a questão se deveria centrar "na definição das ligações prioritárias".
Já Paulo Morais, professor universitário e ex-vereador da Câmara Municipal do Porto, não defende a construção do aeroporto da Ota, tal como o TGV. Recorda que os "dez países mais desenvolvidos do Mundo não têm TGV" e que estas obras "vão ficar na história como o maior falhanço deste Governo". Paulo Morais defendeu a realização de um referendo, por entender que o Governo ainda não conseguiu esclarecer a população sobre a necessidade e importância destes projectos. "Temos de saber qual é o objectivo estratégico destas obras e o seu modelo de desenvolvimento", disse. (JN) |