Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
220 milhões para a pesca
2006/06/19

O ministro da Agricultura e Pescas considerou "importantíssimo" o novo Fundo Europeu de Pescas hoje adoptado no Luxemburgo pelos ministros da União Europeia, com o voto favorável de Portugal, que beneficiará de 220 milhões de euros para 2007/2013, noticia a Lusa.

«Jaime Silva saudou o facto de Portugal manter a mesma verba de que dispôs no último Instrumento Financeiro de Orientação da Pesca (IFOP), em vigor até Dezembro próximo e que será substituído pelo novo Fundo, atendendo ao alargamento da UE de 15 a 25 (e em breve a 27), que normalmente tem acarretado a redução dos apoios distribuídos pelos Estados-membros.

As áreas onde será investido o FEP serão definidas por cada Estado-membro, que têm até Dezembro para apresentar a Bruxelas um Plano Estratégico Nacional (PEN) no qual definem as prioridades e programas onde vão investir o dinheiro, tendo Jaime Silva comentado que agora a responsabilidade de gerir bem as verbas cabe a Portugal.
"Agora a responsabilidade é nossa de utilizar bem" o dinheiro, declarou o ministro, apontando desde logo "as duas grandes linhas mestras" já traçadas pelo ministério para o sector: a "competitividade e sustentabilidade dos recursos naturais".
Jaime Silva comentou que é essencial Portugal conseguir "ganhos de competitividade" no sector da pesca, observando que esta é de resto a única maneira de o sector fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis.

Além dos apoios à comercialização, a aposta passará ainda aquacultura, instalação de jovens (através de apoios à aquisição de embarcações em "segunda mão") e investimento nas zonas ribeirinhas, por meio da substituição de motores e modernização de embarcações até 12 metros.
O ministro da Agricultura e Pescas regozijou-se ainda pela derrogação excepcional contemplada no Fundo que permitirá aos arquipélagos dos Açores e da Madeira, enquanto regiões ultraperiféricas, beneficiarem de apoios para a renovação de frotas.

Açores e Madeira poderão assim candidatar-se, até ao final do ano, a planos com vista a apoios para a aquisição de novas embarcações (domínio no qual são proibidos apoios estatais desde 2002), que deverão executar nos primeiros três anos do novo Fundo, ou seja, até 2010.» (LUSA)

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind