Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Mercado Negro instala-se na cidade
2006/06/08

Chama-se Mercado Negro e assume-se como um projecto inovador e multi-funcional que se quer destacar como um pólo de cultura urbana na cidade de Aveiro, noticia o Diário de Aveiro.

«Vai surgir numa casa antiga, com vista privilegiada sobre o Canal Central. Com uma programação cultural regular e que visa conquistar um público que procure qualidade e algo pouco convencional, Mercado Negro inclui um pequeno auditório com capacidade para 90 pessoas, um café dividido por três salas que também podem servir como galeria de arte, a loja de música dB, a livraria O Navio de Espelhos, a loja Lollipop, a loja de design Miyabi, que promete apostar em peças exclusivas de design mas também apoiar criadores nacionais, uma pequena uma sala de jogos e ainda a galeria de arte Poc de Tot que vai dar espaço e visibilidade aos novos criadores, em áreas tão diferentes como artes-plásticas, joalharia, pronto-a-vestir, decoração, entre outras.

Todos os espaços são complementares e pretendem configurar, no seu todo, uma verdadeira alternativa à oferta existente na cidade. Estarão todos abertos em simultâneo, todos os dias de terça-feira a domingo, das 13 às 24 horas.

Embora as actividades culturais se intensifiquem após o período de Verão, a programação das próximas semanas inclui já um ciclo de cinema dedicado à British New Wave dos anos 60, uma sessão de leitura pelo escritor Gonçalo M. Tavares acompanhado por um solista de violoncelo, exposições de arte, sessões de poesia, um concerto do combo Ad Jazz e ainda o lançamento (com sessão de leitura) de um livro de António Pedro Ribeiro, editado pela Objecto Cardíaco, com a presença do autor e do editor Valter Hugo Mãe.

O Mercado Negro é um projecto iniciado por Ana Paula Guimarães, João Pontes e Pedro Jordão, aos quais se juntaram os responsáveis pelos vários espaços que vão funcionar no edifício Mercado Negro.

Um espaço novo que se pretende colectivo e dinâmico, estando aberto a propostas e à participação de todos. «Será um espaço em constante transformação», garantiu ao Diário de Aveiro Pedro Jordão, acrescentando ainda que a escolha dos parceiros para este projecto teve em linha de conta a sua experiência ou a vontade de marcar a diferença. Relativamente ao nome escolhido para este espaço, este responsável explica que «representa o espírito do projecto, arrojado, intrigante, capaz de estimular as pessoas para procurarem algo de diferente daquilo a que estão habituadas».

A inauguração do espaço, na R. João Mendonça, 17, será marcada por um concerto do cantor/compositor Old Jerusalém, previsto para as 22.30 horas, além das actuações do colectivo de DJ's 7Magníficos e ainda do projecto performativo Entre-Tantos. O momento será ainda assinalado pela inauguração da exposição «Criminal Art – I've Got All The Scissors With Me», da autoria de Margarida Torres. A entrada será livre, ainda que o concerto esteja limitado à capacidade do auditório.» (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind