Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Pesca com novos investimentos a partir de 2007
2006/06/01

O presidente da Câmara de Ílhavo disse ontem que o pacote de fundos comunitários que irá vigorar entre 2007 e 2013 proporcionará «novas oportunidades de investimentos» no sector das pesca, noticia o Diário de Aveiro.

«Ribau Esteves aproveitou o Dia do Pescador, assinalado ontem, para reunir com agentes locais ligados à pesca com a finalidade de debater a elaboração do Plano Estratégico Nacional do Fundo Europeu das Pescas.
Este documento está a ser preparado pelo Governo, mas a Câmara ilhavense não quer ficar à margem da sua redacção. As propostas de empresas, associações e autarquias locais estão actualmente a ser recolhidas para ser apresentadas à tutela, que deverá dar a conhecer a primeira versão oficial do plano em Setembro ou Outubro.

A preocupação do autarca ilhavense deriva do peso da pesca na economia do concelho. Estudos recentes indicam que Ílhavo é o município português «mais dependente» do sector, lembrou Ribau Esteves.
Daí a aposta em prosseguir o programa de investimentos nesta área, aproveitando os instrumentos financeiros disponibilizados pela União Europeia.

No âmbito do próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional (nova designação para o futuro quadro comunitário de apoio, entre 2007 e 2013), o sector das pescas terá um pacote financeiro autónomo, abandonando o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a exemplo do que acontecerá com a agricultura.

Os instrumentos financeiros especificamente vocacionados para o apoio ao sector irão merecer várias candidaturas com origem na Câmara de Ílhavo, garantiu Ribau Esteves, que, no entanto, recusou revelar quais os investimentos que pretende executar.

Alguns dos projectos serão realizados em parceria com instituições privadas, de forma a «optimizar recursos e capacidades», realçou.
Esses empreendimentos serão postos em marcha mesmo que as candidaturas não sejam aprovadas, garantiu o autarca social-democrata.» (DIário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind