Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018  Desportos   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Bola gigante do Euro’2004 volta à rua
2006/05/15

A bola de futebol gigante, instalada na cidade de Aveiro por ocasião do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que pesa 12.100 quilos e mede 14 metros de altura, irá agora ficar, de forma definitiva, junto ao novo Estádio Municipal Mário Duarte, conforme havia já sido anunciado pela autarquia, noticia o Diário de Aveiro.

Depois de ter estado instalada na rotunda da Ponte-Praça durante o acolhimento do Euro’2004, a bola gigante de futebol, que constituiu um dos principais símbolos da passagem desta importante prova por Aveiro, esteve guardada durante mais de um ano nas instalações da empresa responsável pelo seu desenho e concepção: a Sarifer.
No início desta semana, e por solicitação da Câmara Municipal, aquela firma aveirense deu por concluídos os trabalhos de reinstalação da estrutura metálica, que custou cerca de 50 mil euros.

A construção daquela que será a maior bola metálica da Europa aconteceu nas vésperas do Euro’2004 «num tempo recorde de 15 dias», recorda António Saraiva, administrador da Sarifer.
«Foi feita praticamente em contra-relógio por sete homens, durante noite e dia, visto que tínhamos um prazo muito curto», lembra o responsável da firma de Eixo.

Para a construção da estrutura foram necessários 1.080 metros de tubo de ferro e 1.620 parafusos, sendo que, para os trabalhos de pintura realizados antes da bola regressar ao espaço público, foram utilizados 182 litros de tinta.

A obra, que durante os meses do Euro’2004 constituiu um dos principais postais de entrada na cidade, assumiu-se como um dos projectos mais emblemáticos da empresa Sarifer, não só pelo simbolismo da estrutura mas também porque foi um «projecto exigente», sublinha António Saraiva.(Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind