Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Centro Cultural de Ílhavo pronto em meados de 2007
2006/05/03

O Centro Cultural de Ílhavo, junto ao edifício dos paços do concelho, estará construído em meados do ano que vem, noticia o Diário de Aveiro.

«Na obra serão investidos cerca de dez milhões de euros (4 obtidos através de empréstimo bancário; 3,5 de receitas do Orçamento municipal e 2,5 milhões pela propriedade de seis lojas do consórcio e concessão do parque de estacionamento pelo prazo de 50 anos).

Segundo o edil, Ribau Esteves, a construção do Centro Cultural de Ílhavo é a «maior obra, em termos de envergadura financeira, que alguma vez foi feita pela Câmara Municipal». Para o presidente da autarquia, o equipamento deverá cumprir diversos objectivos, desde logo a criação de uma praça pública com cerca de 7.000 metros quadrados; parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 220 viaturas; seis lojas à superfície e a «valência principal» que inclui um auditório com 520 lugares sentados e um palco com uma teia que permitirá «fazer quase tudo» em termos culturais. Terá também áreas amplas, quer o foyer do auditório principal, quer a zona da galeria de exposições, no segundo piso do edifício.

O projecto

O projecto do Centro Cultural de Ílhavo foi desenhado pelos arquitectos Filipe Afonso e por Ilídio Ramos. A empreitada é da responsabilidade de duas empresas de Braga.
«Tentámos configurar um espaço público (centralizado) com o edifício», refere Filipe Afonso, recordando que «a ideia foi formar uma caixa (em betão) dentro de outra caixa (um invólucro em vidro, translúcido e com bastante luz)».

A praça pedonal será ilustrada por uma pala com cerca de 20 metros de comprimento, mais de dois de espessura e 70 de largura. É nessa mesma zona que se situam as seis lojas comerciais, sendo uma delas destinada ao sector da restauração. Por cima encontra-se a galeria, que fará ligação directa ao foyer do Centro Cultural. O estacionamento público, com quatro saídas, e os serviços de apoio ao auditório (sub-palco, camarins colectivos e individuais, sala de ensaios e instalações sanitárias para os visitantes) encontram-se no piso -1.

Ricardo Maia, director do consórcio responsável pela construção, recorda que «toda a compartimentação da obra é em betão armado».
O presidente da Câmara de Ílhavo adianta que o trabalho de planificação cultural já foi iniciado para que «tudo esteja a postos quando a obra terminar». (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind