Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Quinze mulheres qualificadas
2006/05/02

Quinze mulheres foram qualificadas como Operadoras de Horticultura e Fruticultura Biológica no âmbito de um curso de educação e formação de adultos promovido pela Fundação Solidários Para o Desenvolvimento Cooperativo e Comunitário, noticia o Diário de Aveiro.

«O projecto «Jeito BioRural», que garantiu ainda às formandas uma equivalência ao 9º ano de escolaridade, permite às participantes converter a suas explorações de agricultura familiar para o modo de produção biológico.

A sessão pública de encerramento do curso realizou-se na Casa da Fonte, em Sever do Vouga, contando com a presença de representantes de várias entidades, entre elas a Direcção Geral de Formação Vocacional, a Delegação Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação Profissional ou a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral.

A formação, com uma duração de 18 meses, possibilitou às formandas aprenderem a avaliar os seus recursos e das comunidades rurais em que se inserem, nomeadamente Couto de Esteves, Rocas do Vouga, Pessegueiro do Vouga, Silva Escura, Arões, S. João da Serra e Valadares, testando as suas ideias de projecto ao nível da criação do próprio emprego.

Uma das preocupações do projecto é garantir a sustentabilidade e rentabilidade das explorações agrícolas, sem esquecer a responsabilidade com a qualidade do ambiente, a alimentação saudável, a valorização do património local e o desenvolvimento das comunidades.
«Jeito BioRural» foi promovido pela Fundação Solidários com financiamento do Fundo Social Europeu e do Governo português no quadro do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS). O apoio e acompanhamento pedagógico foi assegurado pela Direcção Geral de Formação Vocacional. (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind