Sábado, 20 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Porto cresce 15 por cento
2006/04/27

A Assembleia Geral da Administração do Porto de Aveiro aprovou as Contas do Exercício de 2005, o Orçamento para 2006 e o Plano de Investimentos, para o período de 2006 a 2009, registando, o ano passado, um crescimento de 15% no Volume de Negócios, e um Resultado Líquido positivo de 1,4 milhões de euros.

Segundo uma nota do Porto, este resultado «foi possível devido à contenção de custos operacionais – que se mantiveram no mesmo nível de 2004 – e ao registo do efeito positivo e extraordinário de impostos diferidos».

O ano de 2005 registou uma melhoria de 21% do Valor Acrescentado Bruto por trabalhador, «resultando, em grande medida, na manutenção do número de trabalhadores da empresa, apesar do aumento de 6,23 % das mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro».

A APA considera que «mantém uma situação financeira equilibrada», avaliando o nível de autonomia financeira em 71 %.

A administração investiu 6,5 milhões de euros em 2005 e entre as obras realizadas destaca a conclusão da empreitada de construção do Terminal de Granéis Líquidos, aumentando a capacidade de movimentação destes produtos no Porto de Aveiro, com fundos adjacentes à cota – 12 m (Z.H.) e um acréscimo da área de terraplenos em mais 330 mil m2.

No que respeita aos investimentos ambientais, o ano passado foi de «continuidade da política de melhoria do desempenho ambiental, destacando-se a finalização do Plano de Recepção e Gestão de Resíduos do Porto de Aveiro e a continuidade do processo de Certificação Ambiental da APA, S.A. no âmbito da Norma ISO 14001.»

O sistema GESPOR entrou em funcionamento em Outubro de 2005, passando a possibilitar a troca electrónica de dados – em ambiente web – entre as várias autoridades públicas que actuam nos portos e os respectivos utentes.

Em 2005 foi implementado o GIAF, o novo ERP de gestão financeira da empresa que incorpora já uma solução de intranet com vista à modernização do back-office da empresa e ao acesso directo de clientes e fornecedores aos seus dados financeiros, um projecto apoiado pelo Programa Aveiro Digital.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind