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Alta Velocidade passa por plataforma de Cacia
2006/04/27

A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, incluindo a plataforma multimodal de Cacia, reclamada há muito e sucessivamente adiada, foi considerada pelo Governo como prioritária, «atentas as necessidades de aumentar a competitividade do Porto de Aveiro e da região em que se insere, de cariz marcadamente industrial», noticia o Diário de Aveiro.

«Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, teceu estas considerações, já conhecidas, no decorrer da sua viagem de sexta-feira passada a Ovar para participar na homologação do protocolo de colaboração entre a Refer e a autarquia local.

A Governante iria mais além, ao anunciar que este eixo ferroviário constituído pela ligação à estrutura portuária aveirense e a plataforma multimodal de Cacia, «irá garantir a articulação com a Linha do Norte e com a futura rede de Alta Velocidade, constituindo o embrião da futura ligação Aveiro – Salamanca, em Espanha».

A secretária de Estado asseverou que o Governo definiu o rumo que pretende imprimir à modernização da Linha do Norte e que passa «por garantir a imprescindível complementaridade, em termos de infra-estruturas e serviços, entre a nova Linha de Alta Velocidade e a Linha do Norte». Para tal, a Refer está a identificar as intervenções a realizar, tendo em conta as necessidades efectivas da infra-estrutura para garantir, com segurança, fiabilidade e competitividade, os serviços futuros.

A nova estratégia definida pela Governo para a rede ferroviária, desvendou Ana Paula Vitorino, «é entendida como um conjunto, progressivamente inter operável, planeada e desenvolvida de forma integrada e hierarquizada». O processo está já a ser materializado na execução de todos os novos investimentos a cargo da Refer, revelando a secretária de Estado dos Transportes, que «será utilizada a travessa polivalente, permitindo futuramente a migração para a bitola europeia, com duração e custos reduzidos». Ana Paula Vitorino está convencida que a transformação em curso terá «particular impacto para esta região na ligação da Linha do Norte ao Porto de Aveiro».

A contar com a implementação do projecto, a Administração do Porto de Aveiro elegeu como objectivo até 2010 a duplicação do movimento portuário, mas isso só será possível com a ligação ferroviária instalada. Esta será fundamental para o Porto de Aveiro alargar a sua área de influência até Espanha, nomeadamente a Madrid, Burgos ou Valladolid, já que é, do ponto de vista geográfico, a estrutura portuária mais próxima destas cidades. (Diário de Aveiro).

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