Sábado, 22 de Setembro de 2018  Desportos   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Jovens «skaters» pedem parque para o município
2006/04/16

A Blast, localizada no Centro Avenida, é uma loja especializada em material de apoio à prática de skate e é a grande dinamizadora da actividade na região, principalmente através da organização de provas a nível nacional que decorreram em anos transactos na Costa Nova, noticia o Diário de Aveiro.

«Esta é constituída por um grupo de jovens que reclamam para a cidade um conjunto de infra-estruturas da qual esta carece para a prática da modalidade. «A Câmara de Aveiro sempre prometeu um “skatepark”, uma infra-esttrutura própria para os praticantes de skate», refere Pedro Ferreira, estudante e dono da loja. «Não entendemos como é possível uma capital de distrito não ter condições para a prática de uma modalidade tão procurada hoje em dia», salienta.

Até ao ano passado, os praticantes tinham que se deslocar para fora do distrito para poderem praticar skate. Congratulam-se pelo facto de terem sempre recolhido apoio por parte da Câmara de Ílhavo, que construiu na Gafanha da Nazaré «um dos melhores “skateparks” do país», conforme o testemunho de Pedro Ferreira. «A Câmara de Ílhavo sempre esteve do nosso lado, apoiou todas as nossas actividades e construiu na Gafanha da Nazaré um “skatepark” com condições para a realização de algumas etapas do Campeonato Nacional», salienta Nuno Alcaide.

«Temos consciência de que, em Aveiro, muitas das crianças que há uns anos se identificavam com este tipo de actividade mais radical se meteram por maus caminhos, porque nesta cidade não têm como suprir as suas necessidades», argumenta Nuno Alcaide, dizendo notar nos praticantes uma certa «desmotivação». «Nós organizamos campeonatos, etapas, “opens”, demonstrações e queremos incentivar os mais novos levando até às escolas esta modalidade. O ideal seria a construção de um “skatepark indoor”, porque permitiria a prática desta modalidade durante todo o ano», concretiza.

Há cerca de 10 anos, a autarquia aveirense comprou algumas rampas para a prática da modalidade, que foram colocadas na baixa de Santo António. No entanto, eram «desadequadas para a prática da modalidade, uma vez que constituíam perigo para a integridade física dos praticantes», justifica.
«Gostaríamos muito que a Câmara de Aveiro apoiasse realmente a actividade, como o fez há alguns meses na pessoa da Dra. Marília Martins, na entrega de prémios numa das provas que organizámos», acrescentou.

Ainda no tempo do anterior executivo, estes jovens terão sugerido o Jardim da Fonte Nova como um local no qual se poderiam criar as condições para a prática desta modalidade, uma vez que «a Câmara também lá investiu em campos de futebol de relvado sintético», comparam.

O «skatepark» da Gafanha da Nazaré foi construído através de subsídios cedidos pela Câmara de Ílhavo e está nos «10 melhores do país», diz João Dantas, um dos atletas de maior destaque na região de Aveiro. No entanto, Nuno Alcaide assegura também que aquele local se encontra «muito afastado» da cidade de Aveiro e que os autocarros não passam perto do local. «Se quisermos praticar na rua a polícia poderá não gostar muito», refere, brincando. «Íamos para os campeonatos para praticar nas grandes rampas e não para competir», conclui Pedro Ferreira.

Atletas de elite

Aveiro é já uma das cidades cujos praticantes têm condições de singrar como atletas de elite. É o caso de João Dantas, estudante de 20 anos, residente em Aveiro, colocado na 9ª posição no ranking nacional. Embora João Dantas denuncie a falta de condições para a prática do skate em Aveiro, está já a preparar uma deslocação ao Campeonato Europeu que se realizará na Alemanha no próximo mês de Maio, procurando compensar a falta de infra-estruturas com a grande vontade em chegar aos lugares cimeiros da classificação nacional». (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind