Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
PT Inovação equipa vacas com chip
2006/04/16

Aplicar as novas tecnologias ao mundo agrícola é o objectivo de um acordo assinado pela PT Inovação, insatlada em Aveiro, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que passa pela criação de um sistema de monitorização dos parâmetros ambientais e a melhoria da gestão da produção animal, noticia o Expresso.

Denominado «Estaca Multissensorial Wireless» este é um dos projectos da PT que se enquadram na exploração do potencial das tecnologias móveis e prospecção de novos serviços.

No âmbito deste projecto está previsto instalar uma estação receptora de dados e uma rede de sensores sem fios para aplicações agrícolas. Tal permitirá, nomeadamente, automatizar as redes de rega e a gestão, observação e controlo de animais através do implante de chips e de coleiras dotadas de capacidade de comunicação pelos sistemas GSM, GPRS e UMTS.
A empresa apoio este anos seis instituições universitárias e institutos de investigação. Tem com o pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações um acordo para desenvolver um protótipo laboratorial que permitirá utilizar tecnologia óptica «multigigabit em redes de acesso. Também o Instituto Pedro Nunes vai ser apoiado no estudo de um sistema de análise inteligente de dados de apoio à decisão.

Será um sistema que visa a análise de dados obtidos a partir de várias soluções da PT Inovação, recorrendo a tecnologias de inteligência artificial e bases de dados de apoio à decisão para a realização de diagnósticos. Também com este instituto, a PT Inovação vai colaborar num projecto que tem como objectivo obter conhecimentos em técnicas de localização «in-door», incluindo o interior de edifícios.

E há ainda um projecto de personalização e gestão de conteúdos para «e-learning» com a faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, assim como duas iniciativas com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Inesc) do Porto e de Coimbra, respectivamente nas áreas das redes de conteúdos e comunicações ópticas» (Expresso)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind