Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ágoramat em certificação
2006/04/08

A Ágoramat encontra-se em processo de certificação segundo a norma NP EN ISO 13485:2004 de modo a manter a eficácia e facilitar a harmonização das regulamentações do seu Sistema de Gestão de Qualidade e está a realizar os procedimentos de avaliação de conformidade com vista a aposição da marcação CE nos seus produtos.

«A Ágoramat foi criada em Setembro de 2004, por investigadores da Universidade de Aveiro, dedicada à investigação, desenvolvimento e produção de pós e produtos acabados para aplicações de índole tecnológica, na área de engenharia dos materiais. Pioneira nesta área em Portugal vários prémios foram atribuídos à empresa .

Ágoramat nasceu da percepção de que em «Portugal faltam empresas de cariz marcadamente inovador e tecnológico com fortes ligações ao tecido científico. A inovação, entendida como a criação ou a incorporação de novos conhecimentos como factores chave de competitividade, incide não apenas sobre os processos, mas também sobre os produtos e serviços, não só sobre a tecnologia, mas também sobre a organização e gestão. Desta forma, a ágoramat assume-se claramente como uma empresa inovadora e de forte competitividade, possuindo um processo tecnológico que permitirá a redução dos tempos e custos de produção.

Por outro lado, a inovação económica está ligada à inovação social e abrange não só as empresas, mas também uma grande diversidade de parcerias com instituições de educação, de formação, de investigação e desenvolvimento e de financiamento. Neste âmbito, a ágoramat pretende prestar serviços de consultadoria aos seus clientes, bem como estabelecer parcerias que permitam todo o seu desenvolvimento, diferenciando os mecanismos de intervenção de acordo com os destinatários.

Assim, desde a sua criação, em 2004, que a empresa tem-se pautado por uma atitude de constante actividade reflectida, quer nos diversos prémios já conquistados quer na sua participação em dois projectos de investigação. De entre os prémios já arrecadados, podem destacar-se três: o FIVE, a Empreenda 2005 e o 1º prémio do 2º Concurso de Criação de Empresas Inovadoras de Base Tecnológica da Incubadora da Associação do Beira Parque Atlântico.

O Projecto FIVE foi uma iniciativa desenvolvida pelo IAPMEI em parceria com o ITP e a Inteli, com o objectivo estratégico de dinamizar em Portugal o empreendedorismo inovador, em geral, e o empreendedorismo de base tecnológica, em particular. Das 307 candidaturas foram seleccionadas 41 Ideias, a ágoramat foi uma delas.

A Empreenda 2005 – 1ª Feira de Ideias e Financiamento foi um espaço privilegiado de inovação e negócios, que visou fomentar o contacto entre detentores de projectos inovadores, financiadores e empresários interessados em captar inovação para a sua actividade.

A Associação da Incubadora do Beira Atlântico Parque (AIBAP) em parceria com o Município de Mira, promoveu o 2º Concurso de Criação de Empresas Inovadoras de Base Tecnológica, com o objectivo de seleccionar ideias e projectos empresariais visando a criação de empresas inovadoras de base tecnológica em sectores como os novos materiais, a biotecnologia, as tecnologias de informação e media, electrónica, telecomunicações e outros, susceptíveis de desenvolvimento competitivo no mercado global.

Para além destes prémios, a Ágoramat está envolvida em dois projectos de investigação; o projecto nacional aprovado pela FCT «Precipitação e estabilização in situ de pós de fosfato de cálcio para aplicações biomédicas na reparação óssea e em sistemas de libertação controlada de fármacos», e o projecto Europeu «ADOPTIC» relacionado com a quantificação da performance de diferentes aditivos utilizados quer em processos e materiais tradicionais quer em processos e materiais avançados, com vista à selecção dos tipos e dosagens de aditivos mais adequados.

Como pioneira nesta área em Portugal, e devido à experiência relevante dos seus criadores na área da engenharia de materiais, a Ágoramat pretende consolidar cada vez mais a sua posição no mercado emergente dos materiais avançados, apostando no desenvolvimento das técnicas e procedimentos utilizados para produção e uso dos mesmos.»

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind