Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Xanana Gusmão quer potenciar economia em Timor
2006/03/18

Potenciar a economia do seu país é um dos principais desejos do presidente da República Democrática de Timor-Leste, Xanana Gusmão, que ontem voltou a Oliveira de Azeméis para um périplo de dois dias ao concelho, noticia o Diário de Aveiro.

«O próprio programa – com uma curta passagem pelo pólo da Universidade de Aveiro – incidiu no contacto com o meio empresarial. Prova disso mesmo foi a visita à empresa «Valente Marques SA», onde oito dias antes esteve o seu homólogo da Guiné-Bissau, Nino Vieira.

«Num município com um vasto e rico conjunto de empresas de sectores de actividade tão diversos como o comércio, a indústria dos moldes, a indústria do calçado, a metalomecânica ou a indústria alimentar é, de facto, de enaltecer a importância que os nossos empresários continuam a dar à cooperação», disse o presidente da Câmara Municipal, Ápio Assunção, na recepção a Xanana Gusmão, salientando que as empresas locais «continuam solidárias e determinadas a ajudar o desenvolvimento da mais jovem nação do mundo».

Para o Presidente de Timor, o seu país tem pela frente «muitos e pesados desafios», pelo que todos os contactos com «exemplos de sucesso são importantes». Xanana Gusmão aproveitou a ocasião para agradecer «a generosidade e solidariedade» manifestada pela comunidade oliveirense.

A comitiva vinda de Timor reuniu ontem ainda com a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, antes de seguir para um jantar de solidariedade para com a Fundação Xanana Gusmão.

Desafio aos empresários

O antigo líder da resistência timorense tem vindo desde o início da semana a desafiar os empresários portugueses a investirem no seu país. «Convidamos os empresários a irem ver as oportunidades para que todos juntos possamos contribuir para a construção do território de Timor-Leste», afirmou Xanana Gusmão na passada segunda-feira no Porto.

Segundo o chefe de Estado, o país tem potencialidades e esperança, «mas o conhecimento, a tecnologia e a capacidade de gerir actos relevantes que possam impulsionar o desenvolvimento económico ainda faltam». «Estamos numa fase de construção ainda crítica. Estamos empenhados e esta é uma oportunidade curta, mas óbvia, para abrir oportunidades para que os portugueses participem activamente na construção do território», disse.

O programa da visita de Xanana Gusmão a Oliveira de Azeméis prossegue esta manhã com a apresentação do filme da campanha «Do sonho... à realidade», marcada para as 9 horas, antes da celebração de dois protocolos de cooperação e de uma sessão de autógrafos do livro «Letras Vivas II», com a presença da autora, Ana Onofre, ex-vereadora da autarquia e principal impulsionadora da campanha de solidariedade a favor da antiga colónia portuguesa. (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind