Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Protótipo para redes de acesso
2006/03/07

A PT Inovação celebrou um acordo com o Pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações, para apoiar o desenvolvimento de um protótipo laboratorial tendo em vista a utilização de tecnologia óptica multigigabit em redes de acesso.

No âmbito do Plano de Inovação, a Portugal Telecom Inovação apoia, este ano, seis instituições universitárias e institutos de investigação em sete projectos de I&D.

Ainda no quadro do Plano de Inovação, o Instituto Pedro Nunes vai ser apoiado pela PT Inovação no estudo de um sistema de Análise Inteligente de Dados de Apoio à Decisão.

Este sistema tem como objectivo a análise de dados obtidos a partir de várias soluções da PT Inovação, recorrendo a tecnologias de Inteligência Artificial e Bases de Dados de Apoio à Decisão para a realização de diagnósticos. Com o mesmo Instituto, a PT vai colaborar num projecto destinado a melhorar o algoritmo de localização desenvolvido pelo Grupo de Computação Ubíqua, com o objectivo de obter conhecimento em técnicas de localização in-door, incluindo o interior de edifícios.

O Plano de Inovação de 2006 inclui também o apoio da PT Inovação a um projecto de personalização e gestão de conteúdos para e-Learning com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a duas outras iniciativas de I&D do Inesc-Porto e do Inesc-Coimbra, respectivamente nas áreas das redes de conteúdos e comunicações ópticas.

A Portugal Telecom Inovação vai ainda apoiar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no desenvolvimento de uma Estaca Multissensorial Wireless destinada a permitir a monitorização de parâmetros ambientais e a melhorar a gestão da produção animal, foi hoje anunciado. Este projecto, que se enquadra na exploração do potencial das tecnologias móveis e prospecção de novos serviços, integra-se no âmbito dos projectos do Plano de Inovação da Portugal Telecom Inovação para o ano de 2006.

O projecto visa a implementação de uma estação receptora de dados e de uma rede de sensores sem fios para aplicações agrícolas, permitindo, designadamente, a automatização de redes de rega e a gestão, observação e controlo de animais através do implante de chips e de coleiras dotadas de capacidade de comunicação via GSM/GPRS/UMTS.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind