Sábado, 20 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Embaixador na Universidade e com planos comerciais
2006/03/03

O embaixador do Reino Unido em Lisboa, John Stephen Buck, visitou esta quinta-feira a Universidade de Aveiro e prepara iniciativas comerciais, noticia o Diário de Aveiro.

O embaixador do Reino Unido em Lisboa, John Stephen Buck, deslocou-se ontem a Aveiro para manter contactos com a Câmara Municipal de Aveiro, Governador Civil, Filipe Neto Brandão, e com a Reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré.

O embaixador explicou que o «objectivo desta visita foi preparar o caminho para uma cooperação mais estreita entre a Universidade de Aveiro e as universidades inglesas».

Segundo John Stephen Buck, já há muitas relações entre as universidades britânicas e a de Aveiro, nomeadamente entre investigadores, professores e mesmo alunos. «O Instituto Britânico de Portugal apoia e incentiva este tipo de intercâmbio», enalteceu.
«Estamos confiantes que, neste mundo globalizado, é cada vez mais importante este intercâmbio académico entre as universidades dos nossos países».

John Stephen Buck privilegiou, ontem, o contacto com o meio universitário aveirense, mas deverá voltar em Junho para conhecer melhor a realidade económica e industrial da região aveirense, de resto, à semelhança do que vem realizando com outras cidades do país. «Seria mais fácil ficar no edifício da embaixada e pensar que Lisboa é Portugal, mas não é assim». Para compreender verdadeiramente as alterações que percorrem o país, «é muito importante conhecer as áreas fora da capital», justificou.

No decorrer deste mês, a Universidade de Aveiro vai organizar um seminário, na área do ambiente, que reúne o interesse de empresários ingleses. «Há possibilidades de, nesta altura, se criarem laços comerciais, porque esta é uma área importante em que a Universidade de Aveiro se encontra bastante empenhada», enfatizou o embaixador, para quem a diplomacia económica é uma das «áreas privilegiadas de acção mais importantes do meu trabalho em Lisboa».

Não tendo sido esta a primeira vez que visitou a cidade, o diplomata inglês detectou desde logo as diferenças entre a cidade que viu nos anos 90 e a que encontrou ontem. «A cidade mudou muito, em particular, no centro», destacando John Stephen Buck «a recuperação de velhos prédios, a revolução nos acessos e a limpeza do canal da Ria».

Apesar dos indicadores económicos não serem famosos em termos nacionais, a cidade de Aveiro parece «ser muito saudável em termos económicos», reconheceu. Por outro lado, John Stephen Buck recorda que «os actuais índices surgem após uma fase em que Portugal esteve muitos furos acima do resto da Europa, portanto, agora é normal que surja um abrandamento». «Portugal recuperou muito, muito rapidamente» e as pessoas tendem a esquecer isso», lembrou o embaixador, apelando à sua simpatia e à memória do tempo em que desempenhou o cargo de Chefe de Chancelaria na Embaixada em Lisboa». (Diário de Aveiro)

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind