Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Financiamentos para o empreendedorismo e inovação
2006/02/02

O Presidente e o Vice-Presidente do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) apresentam esta sexta-feira em Aveiroo programa FINICIA, lançado a 30 de Janeiro último pelo Governo que «visa favorecer o processo de criação de empresas e potenciar talentos».
A apresentação está marcada para as 11:00h, no auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

O FINICIA é um programa do IAPMEI para «acompanhar os diversos ciclos de vida das pequenas e médias empresas».

O FINICA dispõe de 64 milhões de euros de recursos públicos e 50 milhões de recursos privados e será «operacionalizado através de fundos de capital de risco e de garantia mútua e em parceria com universidades, politécnicos, pólos tecnológicos, incubadoras de empresas».

Segundo o Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, o objectivo é “lançar no mercado uma nova geração de empreendedores, com novas atitudes e permitir que muitas ideias boas não morram por falta de financiamento"».

Para o vice-presidente do IAPMEI, José Furtado, o FINICIA visa "facilitar o financiamento de negócios emergentes e empresas de pequena dimensão, procurando desenvolver o sector informal de capital de risco e incentivar as redes de agentes de empreendedorismo".

O programa privilegia os projectos com forte conteúdo de inovação, que poderão ser financiados em 85 por cento num montante global máximo de 2,5 milhões de euros. Prevê também apoios para negócios emergentes de pequena escala, com financiamentos até 100 por cento em projectos até 25 mil euros e até 90 por cento em projectos até 45 mil euros. Por outro lado, serão apoiadas iniciativas empresariais de interesse regional (até 100 por cento em investimentos no máximo de 45 mil euros.

Programa

11h00 - Recepção dos Participantes

11h15 - Desafios para o novo IAPMEI - Instituto da Empresa
Dr. Jaime Andrez - Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI

11h30 - Apresentação dos Instrumentos de Inovação Financeira
Vídeo - Testemunhos de Empreendedores
Programa FINICIA - Dr. José Furtado, Vice-Presidente do IAPMEI

12h15 - Universidade, Inovação e Empreendedorismo
Professora Doutora Maria Helena Nazaré, Reitora da Universidade de Aveiro

12h30 - Encerramento da Sessão

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind