Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA interfere no diálogo das empresas
2006/01/12

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Ambiente e Ordenamento, passou a integrar recentemente o Painel Consultivo Comunitário do Programa de Actuação Responsável (PACOPAR), criado há cinco anos com o objectivo de «facilitar o diálogo permanente entre as empresas do Pólo Químico de Estarreja e os representantes da comunidade».

Entretanto, a criação da página on-line do PACOPAR, está a ser desenvolvida em conjunto com o curso tecnológico de informática da Escola Secundária de Estarreja, outra parceira do painel.

Trata-se de um grupo responsável na implementação de uma «actuação responsável das empresas e da comunidade envolvente para criar melhores condições de vida para Estarreja ao nível da segurança,
saúde, ambiente e educação».
A UA desempenhará uma função «consultiva mas também interventiva em alguns programas que possam ser apoiados pelo Painel no sector ambiental, nomeadamente a manutenção do ambiente e a melhoria de condições da população»

Além da universidade participam as empresas AR LIQUIDO, AQP, CIRES, DOW PORTUGAL e QUIMIGAL e dos dez associados das áreas da educação, saúde e protecção civil, nomeadamente a Protecção Civil Municipal, o Sector de Ambiente da Câmara Municipal, o Hospital Visconde de Salreu, a Autoridade Sanitária Concelhia, o Centro de Saúde de Estarreja, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, a Guarda Nacional Republicana, os representantes das escolas do concelho, a Associação Portuguesa das Empresas Químicas (entidade moderadora do Painel), e a SEMA.

«A Actuação Responsável é o compromisso ético voluntário assumido mundialmente pela indústria química para a melhoria contínua do seu desempenho em segurança, saúde e ambiente numa óptica de desenvolvimento sustentável. (...) foi criado há cinco anos o PACOPAR por iniciativa das empresas AR LIQUIDO, AQP, CIRES, DOW PORTUGAL e QUIMIGAL, sedeadas em Estarreja.

Um caso de sucesso na criação de laços de confiança com a comunidade vizinha, já reconhecido por diversos representantes da Comissão Europeia, Ministério alemão do Ambiente, Universidade de Oxford, EFQM, ENDS (Europe’s Environmental News Service) e do WWF (World Wildlife Fund) com a atribuição do European Responsible Care Award em 2005.»

Este ano o secretariado PACOPAR é assumido pela empresa CIRES. Até 2007, esta empresa pretende implementar um grupo de trabalho relativo ao ambiente, para o qual já foram contactadas associações ambientais».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind