Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Governo Aprova Ferrovia até ao Porto de Aveiro
2005/12/15

O Governo emitiu a Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projecto da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro - Plataforma Multimodal de Cacia, assinada a 30 de Novembro último pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

"A partir de agora, encontram-se reunidos todos os pressupostos para a obra avançar, na linha do que tem vindo a ser defendido pelo governo, através da Secretária de Estado dos Transportes", afirma o presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho.

O administrador aguarda agora «que a REFER proceda ao lançamento do concurso para a execução da obra».

Segundo a administração, «se os planos forem cumpridos, a ligação ferroviária pode estar a funcionar em 2008, e a partir dessa data começar a sentir os efeitos do alargamento da área de influência do Porto de Aveiro até Espanha, nomeadamente a Madrid, Burgos ou Valladolid». Segundo José Luís cacho, para estas cidades, o porto de Aveiro é "a estrutura portuária mais próxima".

O projecto da ferrovia envolve a construção de uma plataforma multimodal de mercadorias, em Cacia, a ligação ferroviária do porto de Aveiro à linha do Norte e construção das ligações ferroviárias aos várias terminais da área portuária.

Com um investimento de 68,5 milhões de euros (56,5 milhões para a ligação ferroviária e 12 milhões para a plataforma multimodal), a estrutura de financiamento recebe uma comparticipação em 50 por cento do Fundo de Coesão e 50% PIDDAC e REFER.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind