Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ponto.C disponibiliza Fichas de Dados de Segurança
2005/12/13

A Ponto.C acaba de colocar ao dispor o módulo “Fichas de Dados de Segurança”, totalmente integrável com a plataforma Uebe.Q, dirigido às empresas que necessitem de gerir e/ou emitir fichas de dados de segurança para os produtos que utilizem, ou dos quais são responsáveis pela colocação no mercado.

Um módulo, que a empresa destaca como um passo de «dotar o Uebe.Q de funcionalidades que cubram toda a panóplia de exigências normativas e regulamentares a que as empresas estão sujeitas».

Trata-se de uma aplicação, desenvolvida de forma a dar cumprimento ao disposto na Portaria 732-A/96 de 11 de Dezembro: Regulamento para a Notificação de Substâncias Químicas e para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Substâncias Perigosas, nomeadamente, no Anexo X (Guia de elaboração de Fichas de Dados de Segurança).

A Ponto.C especifica que a existência de informações que estão tabeladas, relativas por exemplo a Simbologia de Perigos, Frases de Risco (ex. R1 – Explosivo no estado seco) e Frases de Segurança (ex. S2 – Conservar fora do alcance das crianças) foi contemplada, «podendo o sistema ser configurado de forma a permitir a adição sem necessidade de introdução repetitiva de dados».

A Ponto.C lembra que «apesar da referida portaria apenas referir que "sempre que uma ficha de segurança tenha sido revista, deve chamar-se a atenção do destinatário para as alterações efectuadas", o controlo de distribuição de fichas às partes interessadas é também efectuado pelo sistema, podendo, inclusivamente, ser prevista (mediante análise) a integração com o ERP disponível, para que sejam sugeridos novos destinatários para a distribuição de novas versões das fichas, de acordo com os critérios definidos no Ponto 3 do Art.º 13º do Decreto-lei 82/2003 – Regulamento para a classificação, embalagem, rotulagem e Fichas de Dados de Segurança de Preparações Perigosas: “A nova versão, datada e identificada como «Revisão … (data)», deve ser distribuída a todos os utilizadores profissionais que tenham recebido a preparação nos 12 meses precedentes.».

«Se a organização não emite Fichas de Segurança, mas apenas tem necessidade de manter as que lhe são fornecidas, poderá também utilizar esta aplicação, através da digitalização do documento, sendo a gestão do mesmo feita totalmente no sistema.»

Novos clientes

São novos clientes utilizadores das soluções uebe.Q, concretamente, a Performance Informática, Lda, de Oliveira de Azeméis, dedicada ao comércio de material informático (Hardware e Software); a BDO Consulting – Consultoria e Gestão, S.A. (www.bdo.pt), empresa que presta serviços de Consultoria (empresarial e financeira), Assessoria Fiscal e Auditorias e o Entreposto Máquinas – Comércio de Equipamento Agrícola e Industrial, S.A. (www.entreposto-maquinas.pt).

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind