Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Projecto da UA vence concurso de Empreendedorismo
2005/11/25

O projecto FoodMetric, da autoria de jovens investigadores da área da biotecnologia da Universidade de Aveiro, foi o vencedor do I Concurso Nacional de Empreendedorismo, com um projecto que visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para a análise da composição química e qualidade de produtos alimentares muito mais rápidas que os métodos convencionais.

O prémio deste concurso é de 25.000 euros, um computador e um servidor oferecidos pela Fujitsu-Siemens e software empresarial oferecido pela Microsoft, Portugal.

Segundo uma nota da UA, a Foodmetric é uma empresa que resulta do trabalho de investigação do Grupo de Bioquímica e Química Alimentar da Unidade de Investigação de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agro-Alimentares do Departamento de Química da UA e a participação e suporte do Laboratório Associado CICECO - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos.

«O objectivo é desenvolver metodologias rápidas para análise de produtos alimentares em termos da composição química dos mesmos, para poder definir a sua qualidade e segurança. A FoodMetric pretende responder, assim, às necessidades sentidas pelas empresas agro-alimentares, relativamente às limitações dos métodos clássicos de análise e caracterização de produtos, com o desenvolvimento e a implementação de metodologias para a análise química de produtos alimentares 80 por cento mais rápidas, 30 por cento mais baratas e, que permitem, ainda, a personalização e adaptação da informação requerida pela empresa cliente, num sistema coeso.

As metodologias propostas pela FoodMetric (denominadas por soluções) baseiam-se na construção de modelos (software), descritivos e/ou quantitativos, baseados em sinais instrumentais adquiridos a partir dos produtos (amostras), bem como no conhecimento bioquímico do produto em análise.

O I Concurso Nacional de Empreendedorismo foi organizado pela Universidade Nova de Lisboa com apoio da Caixa Geral de Depósitos e contou com 108 projectos do País e estrangeiro representativos de diversos sectores, nomeadamente tecnologias da informação, ambiente, turismo, energia e, em maior destaque, a biotecnologia que teve metade dos finalistas.


A FoodMetric, que se pretende constituir como uma spin off da UA, ficou em 15º lugar na Empreenda 05 - a 1ª Feira de Ideias e Financiamento, que decorreu em Abril último, em Lisboa, com o objectivo de fomentar o contacto entre detentores de projectos inovadores e financiadores.

A concurso estiveram 214 projectos de instituições científicas e universidades a nível nacional. Em Agosto passado, ganhou, também, o primeiro prémio, ex aequo com o ÁgoraMat, do segundo concurso para a criação de empresas inovadoras de base tecnológica organizado pela Associação da Incubadora Beira Atlântico Parque (AIBAP), com sede em Mira, tendo direito a um ano de permanência gratuita.

Mais recentemente, a FoodMetric viu o seu projecto ser seleccionado para beneficiar do programa Neotec, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que ajuda a lançar novas empresas de base tecnológica com elevado potencial de crescimento.

A empresa está em fase de criação, com a participação da grupUNAVE, da capital de risco Change Partners, e estará alojada no início da sua vida na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro

Os promotores quiseram incentivar a inovação, contribuir para a revitalização do tecido empresarial português e estimular a cultura empreendedora entre estudantes. Para além da apresentação de ideias, os autores dos projectos tiveram de desenvolver planos de negócio. Os melhores foram apresentados a um grupo de empresários e investidores.

Equipa de Investigação
Ivonne Delgadillo (ivonne@dq.ua.pt)
Ana Daniel (adaniel@cv.ua.pt)
António Barros (antbarros@dq.ua.pt)
Alexandra Nunes (anunes@dq.ua.pt)
Andrea Sanchez (asanchez@dq.ua.pt)

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind