Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aveiro articulado com cinco maiores portos
2005/11/09

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, disse que é preciso gerir "de uma forma articulada" os cinco grandes portos portugueses (Aveiro, Lisboa, Setúbal, Sines e Leixões), no quadro plataforma logística internacional "estratégica", no âmbito do projecto comunitário para a construção das auto-estradas marítimas, apresentado esta quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Mário Lino, noticia a Lusa.

"Independentemente de haver ou não uma estrutura empresarial, estamos a aproveitar uma estrutura que já existia para a pôr a trabalhar", explicou Ana Paula Vitorino, referindo que o objectivo é o alargamento do hinterland [área de influência] de todos os portos portugueses.

Para tal, o governo está a estudar várias questões ao nível do tarifário aplicável, matéria laboral e indicadores de gestão, bem como matérias ao nível da fiscalidade, disse a secretária de Estado.

A Comissão Europeia definiu como projectos prioritários as acções desenvolvidas em cinco corredores marítimos, que designou como "Auto-Estradas do Mar para o Báltico, Europa Ocidental, Sudeste da Europa e Sudoeste da Europa.

"A integração de Portugal nas Auto-Estradas do Mar europeias constitui, pois, uma acção estratégica da maior importância para a economia nacional, com grande ênfase nos sistemas de transportes e logístico", frisou o titular da pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O ministro apresentava em Leixões a primeira fase do projecto PORTMOS que terá um custo global estimado de 2,5 milhões de euros até 2007, «visa a articulação do sistema logístico e de transportes, com o objectivo da integração, de uma forma continuada e articulada, de terminais portuários, plataformas logísticas, sistemas de transportes e corredores de tráfego».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind