Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Incubadora da UA em crescimento
2005/07/07

A Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro vai ser revitalizada para oferecer novas condições e meios cada vez mais inovadores às empresas, noticia o ua_online.

Salas com mais espaço, potencialidades acrescidas e renovadas e uma nova dinâmica de trabalho em open-space são as novidades da Incubadora

A Incubadora de Empresas apoia novas empresas criadas por recém-licenciados, professores e outros colaboradores da UA. "Quando uma empresa se está a lançar pode partilhar, por exemplo, os serviços de secretariado e reduzir custos. Esta partilha de meios é muito vantajosa", segundo Fernando Santos do Grup UNAVE

O espaço será alargado, disciplinando reorganizando a utilização e dando-lhe coerência interna e "prioridade a tudo o que são interfaces da Universidade com a sociedade", conforme decisão da Reitoria.

Com a saída da Fundação João Jacinto de Magalhães do Pavilhão I, os espaços estão a ser reorganizados. Na área libertada pela Fundação instalar-se-á a GrupUnave e provavelmente, em finais de Outubro, todo o processo relativo à adaptação dos espaços, respectivas obras de renovação de cabelagens e instalação da rede wireless, estará concluído para acolher nas melhores condições, a renovada Incubadora de Empresas da UA.

De acordo com Fernando Santos, a GrupUNAVE, pretende alargar o espaço da incubadora para cerca de 20 salas, criar um conjunto de novos serviços de apoio, desde secretariado a várias salas de reuniões, assim como um espaço para micro e para empresas, em forma de open-space, para as empresas que estão a surgir e que precisam apenas de algum espaço de apoio e de suporte logístico. “Isto permitirá responder ao aumento de pedidos que tem havido, especialmente no segundo semestre de 2004 e agora no início de 2005”.

Foodmetric a caminho da Incubadora

Entretanto, há já novos projectos interessados em instalar-se na renovada Incubadora de Empresas da UA. A Foodmetric é uma delas. De acordo com Ana Daniel, do Departamento de Cerâmica e Vidro, "a Foodmetric é uma empresa que resulta de uma junção entre o Grupo de Bioquímica e Química Alimentar da UA e ainda do CICECO. Tem como objectivo desenvolver metodologias rápidas para análise de produtos alimentares em termos da composição química dos mesmos, para poder definir a sua qualidade e segurança".

A FoodMetric, que se pretende constituir como uma spin off da UA, ficou em 15º lugar na Empreenda 05 - a 1ª Feira de Ideias e Financiamento, que decorreu em Abril último, em Lisboa, com o objectivo de fomentar o contacto entre detentores de projectos inovadores e financiadores. A concurso estiveram 214 projectos de instituições científicas e universidades a nível nacional.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind