Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Economia do Centro com evolução negativa
2005/06/27

Os últimos dados do Barómetro da Competitividade da região Centro, do Conselho Consultivo do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro concluem que "houve evolução recente positiva da região em termos ambientais, mas negativa em termos económicos e de resultados empresariais".

O barómetro tem vários aspectos negativos na análise feita. Segundo o estudo, "as perspectivas futuras de evolução da região Centro são ainda marcadas por fraco nível de optimismo na recuperação do nível geral de saúde financeira e clima económico".

As conclusões deste barómetro sugerem ainda um padrão de especialização produtiva com menor grau de diversificação e, sobretudo, uma aposta em novos sectores de especialização. As exportações directas, acordos de cooperação e investimento directo comercial são consideradas como as estratégias mais adequadas de internacionalização para Espanha, sendo as maiores debilidades no processo de pesquisa e conhecimento do mercado de entrada como entraves mais significativos à internacionalização para esse país.

Por seu lado, os sectores com maior grau de maturidade encabeçam os sectores com maior potencial de internacionalização como o Vidro e moldes, Madeira e papel, Indústria metálica, Automóvel e material de transporte, Têxtil, Vestuário, Alojamento e restauração e Calçado.

Apesar de opinião favorável à diminuição do grau de diversificação, "a estratégia é a aposta em novos sectores de especialização encabeçados pela fabricação de outros produtos minerais não metálicos, de pasta, de papel e cartão e ainda a fabricação de máquinas e equipamentos".

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind