Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara promove produção de arroz
2004/04/26

A Câmara de Estarreja chama a atenção para os incentivos financeiros a que podem aceder os agricultores do concelho, ao abrigo da Medida Agro Ambiental dedicada ao Arrozal. "Estarreja é um dos nove Concelhos da Beira Litoral que podem aceder a estes apoios", segundo uma nota da autarquia

São 14 os agricultores que ainda produzem arroz em Estarreja, maioritariamente, nos campos de Salreu.

As ajudas, por hectare e por ano, são de 350 euros, até 5 ha, e de 280 euros, de 5 a 10 ha, o que se traduz "numa boa ajuda para manter a zona dos arrozais por isso batalhámos por esta medida importante", segundo Magalhães Crespo, da Direcção regional de Agricultura da Beira Litoral.

As candidaturas são apresentadas ao IFADAPE/ INGA (Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola e Pescas/ Instituto Nacional de Garantia Agrícola) e terão um período de atribuição de ajuda de 5 anos. “O agricultor inscreve-se este ano e assume o compromisso por 5 anos”, explica Magalhães Crespo.

Na opinião do responsável, "a verdadeira gestão ambiental faz-se desta forma, incentivando os agricultores a cumprir certas práticas ambientais que recebem uma compensação por esse serviço que estão a prestar à comunidade. Não é pela repressão que se consegue uma agricultura sustentada".

Os incentivos viabilizam a agricultura nestas zonas húmidas e os agricultores podem manter a produção de arroz, ao mesmo tempo que preservam e promovem o Ambiente.

Magalhães Crespo lembra que "são os agricultores que gerem o espaço. O Baixo Vouga Lagunar seria um matagal fechado se não fosse gerido pelos agricultores que desenvolvem a sua actividade económica. E o arroz é essencial. Para que a fauna exista, é preciso haver esta flora".

Enviar por email  Imprimir
ÒuvidÓ na TV
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind