2023/11/17 O novo ferryboat elétrico “Salicórnia” saiu esta quinta-feira da Barra de Lisboa pelas 07h00 e chega esta sexta-feira, pelas 17h00, ao terminal 1 da empresa Aveipor, junto ao Forte da Barra de Aveiro.
Tem capacidade para 260 passageiros e 19 viaturas. Mais 90% e 30% respetivamente, comparando com o atual ferry.
Fica naquele sítio durante as «próximas semanas» para os «últimos testes de navegação e carregamento» antes da inauguração oficial e inicio da operação, começando a embarcação a fazer as travessias entre o Forte da Barra e S. Jacinto. O ferry, encomendo à Navaltabus, foi construído nos estaleiros do Seixal o que custou 9 milhões à Câmara Aveiro, valor que inclui o sistema a de abastecimento elétrico. Foi cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.
É o primeiro ferryboat elétrico «a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica».
Por ser elétrico, terá «zero emissões de CO2», enquanto o atual ferry, a diesel, emite «300 toneladas de CO2». Também registará uma «diminuição do consumo energético em cerca de 30%». |