Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Medicamento eficaz num tipo de cancro da mama
2023/04/14

A mifepristona é um medicamento que demonstrou ser eficaz no tratamento de um tipo de cancro da mama, concluiu um grupo de investigadores que integra Luisa Helguero, investigadora no iBiMED - Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (UA).

Atualmente a equipa «continua a analisar amostras deste ensaio clínico» para melhorar a identificação das pacientes que poderão beneficiar do tratamento com mifepristona,

Luisa Helguero refere que a “mifepristona é um medicamento sintético que inibe a ação da progesterona”, uma hormona sexual feminina produzida naturalmente pelo organismo e que está, em alguns casos, associada ao desenvolvimento do tumor mamário. Atualmente este medicamento é utilizado para interromper a gravidez e, em alguns casos, para tratar doenças como endometriose e miomas uterinos. A investigadora adianta que o uso da mifepristona se torna interessante por já estar aprovado para uso clínico, dando aos investigadores a possibilidade de investigar um “medicamento para o qual o efeito no corpo humano está bem caracterizado.”

Segundo comunicado da UA, «Uma vez que os resultados foram positivos e revelaram a inibição do crescimento tumoral, os investigadores estudaram também como atua a mifepristona, analisando as biópsias obtidas antes e depois do tratamento. A caracterização das proteínas tumorais ficou a cargo do laboratório de Luisa Helguero, situado no Departamento de Ciências Médicas da UA.

A novidade deste estudo, segundo Luisa Helguero, é que «o ensaio clínico foi realizado em pacientes sem qualquer tipo de tratamento prévio e com uma quantidade maior do recetor de progesterona na isoforma A (PR A) em comparação com a PR B, a outra isoforma, contrariamente ao que tem sido feito até então».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind