Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aveiro protegido «a longo prazo» contra cheias
2023/03/06

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves disse a parlamentares e diplomatas da Argélia, Croácia, Eslovénia, Letónia, Marrocos, Portugal e Turquia que «a boa gestão da nossa orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, com o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), vem garantir a proteção, a longo prazo, do centro da cidade de Aveiro a perigos de cheias e inundações».

O autarca reuniu este domingo em Aveiro com parlamentares do Mediterrâneo em Aveiro, da Comissão de Energia, Ambiente e Água da Assembleia Parlamentar da União dos Países do Mediterrâneo, para conhecerem a «estratégia de desenvolvimento sustentável do município», um encontro sobre alterações climáticas

Ribau Esteves apresentou projetos que «vão reduzir, ainda este ano, cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera», destacando o novo ferryboat elétrico, (menos 300 toneladas de CO2/ano), autocarros elétricos (menos 105 Ton. CO2/ano) e motores elétricos dos 27 barcos moliceiros dos passeios turísticos (menos 400 Ton. CO2/ano)

Mas se a Comissão elegeu como temas prioritários as alterações climáticas, energias renováveis, eficiência energética, gestão dos recursos hídricos e poluição na região do Mediterrâneo, Ribau Esteves disse aos parlamentares para «trabalharem em políticas de cooperação para o desenvolvimento nos países do Norte de África de forma a elevar a sua qualidade de vida e a diminuir os fluxos migratórios ilegais, que tem provocado a morte a centenas de pessoas», concluiu.

O autarca considera que «quando falamos de sustentabilidade, olhamos para três pilares fundamentais: a economia, a dinâmica social e o ambiente. No entanto e recorrentemente, associamos apenas a sustentabilidade à causa ambiental, quando na verdade temos de cuidar de outras áreas da gestão política, para chegarmos aos resultados de equilíbrio, crescimento e progresso que todos ambicionamos».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind