Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Projeto fornece eletricidade a estação lunar
2022/11/19

O projeto International Space Solar Power Student Competition 2022 da Universidade de Aveiro (UA) prevê a construção de um conjunto de satélites que irão ser colocados em órbita da Lua para que consigam captar energia solar, armazená-la em baterias e transferi-la para uma estação lunar de forma a garantir o fornecimento de energia elétrica. Será gerada eletricidade «com maior eficiência do que os simples painéis solares usados hoje na Terra».

Segundo comunicado da UA, «para que a ficção venha a ser uma realidade, os planos preveem uma constelação modular de satélites que orbitará a Lua passando diretamente por cima da base lunar. Quando sob luz solar direta, os painéis solares acoplados aos satélites e revestidos por materiais luminescentes gerarão eletricidade com maior eficiência do que os simples painéis solares usados hoje na Terra.

«O objetivo é energizar uma futura estação habitável a ser construída na face da Lua”, explica Nuno Borges de Carvalho, diretor do DETI, especialista em sistemas de rádio frequência (transmissão de energia sem fios) e responsável geral do projeto e orientador, com Sandra Correia, da equipa que integra os alunos Ricardo Pereira, Henrique Chaves, Helena Ribeiro, Bruno Santos e Matilde Monteiro. Rui Escadas, do DETI e do IEETA é responsável pela parte das baterias a bordo do satélite, e Rute André, investigadora do DFis e do CICECO pelos painéis solares para receção de energia solar a bordo do satélite.

Essa energia será «armazenada em baterias, até o satélite estar mais próximo da estação lunar, será irradiada para a estação lunar através de antenas e focalizada por lentes para reduzir as perdas por transbordamento» e assim será possível «fornecer energia para estações lunares, mesmo durante a longa noite lunar», segundo Nuno Borges de Carvalho.

O primeiro protótipo encontra-se em construção por investigadores dos departamentos de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e de Física e nos institutos de Telecomunicações; de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro e no CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro, em colaboração com a Agência Espacial Europeia.


Para energizar uma estação habitável na Lua foi «proposto um novo sistema de Energia Solar Espacial (Space Solar Power). Ricardo Pereira, aluno de doutoramento que estuda a transferência de energia sem fios através da focagem de microondas, explica que propôs a ideia perante um desafio lançado por Nuno Borges de Carvalho, seu orientador de tese: «O conceito de gerar energia solar no espaço para depois a transferir por microondas surgiu nos anos 60. Aqui propomos o que considero ser a evolução deste conceito: a introdução de baterias permite fornecer energia mesmo durante a noite e ao usar lentes para focar microondas é possível reduzir significativamente o tamanho total do satélite, já que a energia é transferida de forma mais eficiente», afirma.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind