Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
EduCITY lança livro para estimular mudança
2022/11/09

O livro “Aveiro, cidade sustentável: EduCITY”, da autoria de 14 investigadores do projeto EduCITY da Universidade de Aveiro será apresentado esta quinta-feira no edifício da antiga Capitania, às 18:30h.

O livro é o «primeiro grande produto do projeto EduCITY» e o «ponto de partida» para o desenvolvimento da app EduCITY, para Android e iOS, de uma plataforma web de criação de jogos; criação de jogos educativos e dinamização de atividades de exploração de jogos da app EduCITY ao longo de percursos estratégicos na cidade, tendo em vista o desenvolvimento de competências-chave de sustentabilidade e da consciência ambiental na comunidade».

O livro pretende impulsionar a «coconstrução de jogos e da exploração da app EduCITY». Se assim for, «a cidade torna-se um laboratório vivo de experimentação, onde os cidadãos se tornam cientistas ativos e agentes de
mudanças sustentáveis, nesta e noutras cidades».
Um dos objetivos é «inspirar outras cidades a replicar as ideias e as soluções daqui emergentes».

Neste projeto, combinam-se conteúdos de realidade aumentada em jogos no telemóvel e obtém-se conhecimentos de diferentes temas de Aveiro, como aspetos do património, cultura, dos ecossistemas, entre outros.

Os investigadores são Lúcia Pombo, João Ferreira-Santos, Julia Draghi, Lísia Lopes, Margarida M. Marques, Myriam Lopes, Patrícia Sá, Pedro Beça, Rita Rodrigues, Rita Tavares, Rosa Pinho, Sofia Ribeiro, Sónia Rodrigues e Vânia Carlos.

Segundo os investigadores, para «lidar com os desafios da intensa urbanização, como trânsito, resíduos e poluição os cidadãos devem ser encorajados a refletir sobre as suas ações e a atuar em situações complexas de modo sustentável, daí a necessidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento de competências-chave em sustentabilidade». Contando com um «crescente uso de dispositivos móveis», espera que seja possível a «exploração de jogos educativos digitais em ambientes outdoor que quando combinados com conteúdos de realidade aumentada o seu efeito educativo pode ser exponencial e resultar na mudança de atitudes dos cidadãos».

O projeto espera ainda que, conhecendo melhor «o património da sua cidade», através do livro, o cidadão poderá «adotar atitudes mais sustentáveis, numa lógica de Ciência Cidadã».

Com quatro capítulos o livro será um «passeio pela cidade de Aveiro e seus esforços rumo à sustentabilidade», propõe o projeto. Os capítulos são “A caminho da sustentabilidade”, “Aveiro: Património Cultural”, “Aveiro: Património Natural” e “Aveiro: exemplos de boas práticas de sustentabilidade”.
~
São parceiros do projeto escolas, autarquias e empresas, uma rede de promoção do conhecimento e criação de oportunidades «para que os cidadãos contribuam para a sustentabilidade citadina».

Editado pela UA-Editora, o livro é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind