Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Encontra-se em construção um novo moliceiro
2022/10/22

Encontra-se em construção na Torreira um mliceiro pelo mestre José Rito, uma embarcação típica da ria de Aveiro, um trabalho que pode ser acompanhado pelo público no Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, Murtosa.

Segundo comunicado da Câmara da Murtosa, o moliceiro «destina-se à navegação, à vela, em ria aberta, possuindo todas as caraterísticas do moliceiro tradicional e irá guarnecer o contingente regional destas maravilhosas embarcações».

O moliceiro e a construção naval fazem parte do processo de candidatura da embarcação a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro junto da Direção-Geral do Património Cultural e a sua inscrição no inventário nacional de património cultural imaterial é «um passo fundamental».

O Estaleiro-Museu do Monte Branco é um espaço «referencial na divulgação, valorização e preservação das artes de construção de embarcações tradicionais, e dá a conhecer a importância da construção naval tradicional, em particular no norte da Ria, que alimentava a imensa e diversa frota de embarcações – moliceiros, mercantéis, chinchorros, caçadeiras, mercantelas». As embarcações «cruzavam a Ria de Aveiro, transformada, antes do estabelecimento das grandes vias terrestres, na verdadeira autoestrada da região, por onde tudo chegava e partia, do moliço ao peixe, dos materiais de construção ao sal, das pessoas aos animais».

È um sítio de «celebração dos processos construtivos, as ferramentas e técnicas, os grandes mestres construtores e os grandes mestres pintores. Aqui se mostra, ao vivo, a construção e reparação dos barcos moliceiros e de outras embarcações».

O Estaleiro-Museu pode ser visitado gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 14:00h às 19:00h e recebe visitadas guiadas, grupos, mediante marcação pelo e-mail gap@cm-murtosa.pt

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind