Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Está entregue dossier da capital da Cultura
2022/10/21

O dossier final de candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027, preparado pela Câmara Municipal, foi entregue esta sexta-feira, em Lisboa, na sede do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais. Foi entregue por José Pina, responsável pela Comissão Executiva da Candidatura que diz ter «cumprido um trabalho de mais de três anos de preparação, planeamento, conceção, diálogo e auscultação, que envolveu pessoas e instituições das mais diversas áreas, desde especialistas a cidadãos comuns, que marca um momento importante do percurso da cidade na sua relação com a cultura».

Sobre o assunto, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, diz que foi «um momento muito simbólico não só da afirmação de Aveiro no panorama cultural do país como do empenho da cidade no projeto europeu». Mas a autarquia tem «estratégias de longo prazo, que têm sido implementadas diariamente ao longo destes anos». Aveiro disputa a capital com Braga, Évora e Ponta Delgada.

Após a entrega do dossier, o júri internacional visitará Aveiro, em novembro, e depois será a apresentação e defesa das candidaturas, no início de dezembro. Nesse mês será anunciado a próxima cidade Capital Europeia da Cultura em 2027, que nesse ano partilhará o título com Liepaja, da Letónia.

A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 é promovida pela Câmara «em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Universidade de Aveiro e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

A Comissão de Honra da Candidatura, é presidida pelo ex-comissário Europeu e atual Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Entretanto,
as cidades finalistas pedem ao Governo que apoie os projetos excluídos
uma discussão que o Ministério da Cultura considera «prematura».

O projeto de Aveiro é «ambicioso, inclusivo e transversal, que pensa a sociedade como um todo e onde a cultura aparece ligada a todas as áreas das nossas vidas», segundo Ribau Esteves. No discurso do momento da entrega afirma que «a cultura é um valor artístico, patrimonial, social e económico, com tanto de individual como de coletivo, que une e distingue uma comunidade. Por sabermos ter um território tão rico em diversas áreas, por queremos potenciar aquilo que temos de melhor, decidimos assumir esta candidatura a Capital Europeia da Cultura».

A Câmara envolveu, segundo comunicado, um «Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030» e os setores cultural, criativo, educação, ambiente, turismo, inovação e «as comunidades da cidade e região».
Os projetos foram desenhados «à escala local, regional e internacional, com vista a lançar bases para uma Cidade e uma Região de Aveiro mais sustentável, competitiva e atrativa à escala Europeia, que encontra na Cultura o seu ativo transformador».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind