Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Invenção melhora desempenho de semicondutores
2022/10/19

Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveram uma nova metodologia não convencional para a obtenção de fibras de óxido de titânio e tântalo, utilizando a tecnologia laser em diferentes atmosferas de processamento e estes materiais podem ser aplicados principalmente na produção de módulos termoelétricos e na indústria de semicondutores, entre outras.

A nova metodologia foi objeto de um pedido de patente europeia.

A principal aplicação desta invenção é na produção de materiais eletrocerâmicos de elevado desempenho nas suas propriedades físicas, particularmente nas suas propriedades termoelétricas", explica Florinda Costa

A metodologia foi desenvolvida pelo grupo de investigação do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N) e do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, composto por Florinda Costa, professora do Departamento de Física, pelo investigador Nuno Ferreira, também do DFis, em colaboração com Andrei Kavaleuski, investigador do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, e o aluno de doutoramento Diogo Lopes.

Esta tecnologia, explicam ainda, permite ultrapassar a dificuldade de controlar os processos de redução/oxidação do material durante a sua síntese, promovendo a sua texturização e favorecendo o desempenho termoelétrico.

Assim, é possível produzir materiais à base de titânio e tântalo, com elevada condutividade elétrica e elevada densidade, devido às melhorias no método desenvolvido, proporcionadas pela combinação de uma atmosfera controlada com as condições de crescimento.

A seguir à proteção desta tecnologia com um pedido de patente nacional, avança-se depois com a proteção internacional por pedido europeu, pelo que, futuramente, poderá ser alargada a proteção a diferentes territórios.

A investigação protegia por pedido de patente foi desenvolvida no âmbito do projeto REMOTE - Design de materiais termoelétricos avançados por efeitos redox: Progressos para aplicações de alta temperatura (POCI-01-0145-FEDER-031875).

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind