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Aveiro na rota da linha Alta Velocidade
2022/09/29

Na apresentação da linha de Alta Velocidade Porto–Lisboa, os comboios servirão estações intermédias em Aveiro, Leiria, Coimbra e Gaia. Segundo o Governo, «todas as estações estarão em locais centrais, de fácil acesso e com ligação a outros serviços ferroviários e de transportes coletivos» sendo que nos casos de Aveiro, Leiria e Coimbra «serão utilizadas as estações existentes, que serão também ampliadas e requalificadas».

As estações da nova linha serão, além das estações terminais de Lisboa Oriente e Porto Campanhã, «que serão ampliadas, os comboios servirão estações intermédias em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

O Ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos disse que «com esta nova linha, colocamos as nossas duas Áreas Metropolitanas a pouco mais de 1h15 de distância; colocamos Aveiro, Coimbra, Leiria e todo o eixo entre Braga e Setúbal, onde vivem cerca de 8 milhões de pessoas, a pouco mais de 2 horas de viagem entre si».

De acordo com o plano, «com a Fase 1 concluída, o tempo de viagem deverá reduzir-se logo das atuais 2h50 para menos de 2 horas. Após a Fase 2, prevê-se que um comboio sem paragens entre Porto Campanhã e Lisboa-Oriente faça o trajeto em 1h19, enquanto um serviço com 4 paragens (Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia) fará o trajeto em 1h45. É expectável que existam tanto serviços diretos como serviços com algumas paragens ao longo de todo o dia».

Quanto à velocidade de circulação dos comboios, a nova linha Porto-Lisboa «tem uma velocidade de projeto de 300 km/h, selecionada entre vários cenários de forma a permitir um tempo de viagem que seja claramente competitivo com o transporte aéreo e que permita também ligações competitivas entre um leque maior de cidades, que inclui Leiria, Coimbra e Aveiro, mas também Braga, Guimarães, Évora, Faro, Figueira da Foz ou a Guarda, para dar alguns exemplos».

O investimento previsto para a nova linha atinge cerca de 4900 milhões de Euros até 2030

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