Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Investigadora da UA em missão dos oceanos
2022/09/21

Investigadora da Universidade de Aveiro/CESAM é perita da Missão para o Restauro dos Oceanos

A investigadora Helena Vieira foi nomeada, até 2025, para o grupo de peritos da Missão “Restaurar os nossos oceanos e águas” da União Europeia (UE). A missão é sensibilizar e informar os cidadãos, aconselhar sobre as ações previstas nos planos de implementação a partir do trabalho produzido entre 2019 e 2021.

Para estas missões, que são cinco, foram nomeados os grupos de peritos internacionais, no âmbito do Horizonte Europa, programa de investigação e inovação da UE. Helena Vieira foi nomeada entre «mais de 1100 especialistas que concorreram a estes grupos» cumprindo critérios de «experiência comprovada de serviço público e envolvimento com os cidadãos e de perfis diversos: negócios, administração pública, ciência, cultura, envolvimento dos cidadãos, e organizações da sociedade civil.

Professora, há 14 anos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Helena Vieira foi diretora-geral da Política do Mar, entre 2020 e 2022.
As outras quatro missões são de «Adaptação à Mudança Climática: apoiar, pelo menos, 150 regiões e comunidades europeias para se tornarem resilientes climaticamente até 2030»; «Cancro: trabalhando com o Plano Europeu de Combate ao Cancro para melhorar a vida de mais de 3 milhões de pessoas até 2030, através da prevenção, cura e soluções para vivar mais e melhor»; «100 Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras até 2030» e «Um Acordo de Solo para a Europa: 100 laboratórios vivos e exemplares para liderar a transição rumo a solos saudáveis até 2030».

Paulo Ferrão e Teresa Pinto Correia serão membros dos grupos de peritos das Missões, respetivamente, da Missão Cidades e da Missão Solos.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind