Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA anuncia mais 371 alojamentos para estudantes
2022/09/16

Não resolve o problema da falta de alojamento para estudantes em Aveiro - mas uma parte - a construção de novas residências para 371 alunos da Universidade a custos acessíveis, que o contrato-programa permitirá com o financiamento de 18, 2 milhões de euros para a obra.

Segundo a Universidade de Aveiro (UA), aquela verba «está destinada ao financiamento de cinco projetos já aprovados» para a construção de «novos edifícios residenciais, a reconversão em residências de espaços já existentes e obras de renovação em residências. A UA passará a ter mais 371 camas disponíveis».

A falta de alojamento para estudantes deslocados é um problema em vários pontos do país, e os que se encontram disponíveis são a preços elevados.

Em Aveiro, serão construídos «novos blocos no Complexo Residencial do Crasto, será renovado o Bloco da Residência na Avenida Lourenço Peixinho e os blocos residenciais de Santiago. Será ainda possível adaptar o antigo edifício da Quimigal, nas imediações da estação da CP de Aveiro, transformando-o em «complexo residencial».

Segundo Alexandra Queirós, Vice-reitora da UA para Políticas para a Cultura e a Vida nos Campi, «a política de criação de novas camas tem procurado desde sempre uma ocupação racional do espaço, dando-se prioridade à reabilitação do património existente, contribuindo para a proteção e salvaguarda patrimonial e/ou cultural». Afirma ainda que «a reabilitação, adaptação e construção de novos espaços, dotando-os de espaços de estudo, de convívio e/ou de refeição estão presentes nos projetos já desenvolvidos e serão considerados naqueles que ainda se pretendem desenvolver».

Na sessão dos contratos-programa participaram Alexandra Queirós e o Reitor Paulo Jorge Ferreira, na qual também participaram António Costa e as ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

«As Instituições de Ensino Superior (devem garantir o acesso equitativo ao ensino superior, fundamental para a prossecução de um percurso académico de sucesso. A construção de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis visa reforçar a oferta de alojamento aos alunos a custos acessíveis», segundo a Vice-Reitora.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind