Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Vítima de tráfico resgatado pelo SEF em Aveiro
2022/09/15

Um cidadão estrangeiro de 20 anos de idade, indocumentado, e «sobre o qual recaem fortes suspeitas de ter sido vítima de tráfico de seres humanos» foi resgatado pelo SEF de um navio pesqueiro ancorado no Porto de Aveiro. Devido às circunstâncias humanitárias do jovem, o SEF concedeu um «visto especial» que, entretanto, foi «instalado, em segurança, em instituição vocacionada para o apoio a vítimas de tráfico de seres humanos» sendo que os factos foram participados ao Ministério Público.

Foi resgatado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com o apoio de uma organização não governamental.

O jovem é cidadão de um país africano e «terá sido angariado na costa atlântica daquele continente com promessa de trabalho no navio em questão, mediante contrato de trabalho, alimentação e regularização documental à chegada a território nacional».

Trabalhou no barco durante cerca de três meses mas «nunca lhe terá sido paga qualquer remuneração, nem lhe foi entregue cópia do contrato de trabalho que alegadamente celebrou?». Segubndo o SEF, «à chegada a Portugal, terá sido abandonado no navio, uma vez que, como era do conhecimento da entidade patronal, não reunia condições para entrar no país».

O SEF acrescenta que «permaneceu no navio sem dinheiro nem alimentação, continuando a ser-lhe diariamente exigido pela entidade patronal a realização de trabalhos de manutenção da embarcação, tendo sobrevivido à custa de donativos por parte de cidadãos que desenvolvem atividade profissional na área portuária».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind