Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
A seguir ao guarda-rios uma águia-sapeira
2022/09/05

Depois do guarda-rios, Bordalo II cria uma águia-sapeira em Pardilhó na versão Big Trash Animal, feita de lixo como outras que tem em vários países, e em Estarreja onde já deixou um guarda-rios que está no Parque Municipal do Antuã desde 2015 «que precipitou e fez voar o ESTAU em 2016», o festival de arte urbana, cuja quinta edição começa no próximo sábado e continua até dia 18 de setembro.

A Câmara apresenta-se como a «cidade-galeria», destacando as residências artísticas e pinturas, nestes dias de, além de Bordalo II, Pantónio, Mariana Duarte Santos, Ruído, Daniela Guerreiro, Pitanga, Mário Afonso (de Estarreja) e do brasileiro Thiago Mazza. Também há workshops, exposições, conversas, cinema, teatro, música, performances, animação de rua e visitas guiadas.

A garça ficará em Pardilhó, «pela sua forte ligação a um ecossistema importantíssimo para a região, a Ria de Aveiro», segundo a Câmara que convidou artistas e colaborar com os trabalhos artísticos que questionam «mais uma vez mais a sociedade materialista sobre o consumo e produção excessivos, que resultam na contínua produção de “lixo” e, consequentemente, na destruição do nosso Planeta».

A Câmara envolve a empresa Bondalti, do complexo químico de Estarreja, «permitindo uma pintura mural de grande dimensão, num tanque industrial». A ideia, neste caso é conseguir uma «aproximação da indústria química à comunidade, com uma mensagem de reforço do seu compromisso de atuação responsável e contributo para os objetivos do desenvolvimento sustentável», segundo a vereadora da cultura, Isabel Simões Pinto. A pintura será de Thiago Mazza, um ‘«grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro e conhecido no cenário da arte urbana pelo seu domínio na representação da fauna e da flora», segundo a Câmara.

A autarquia apresenta mais para estes dias: «Mariana Duarte Santos vai às origens do distintivo Carnaval de Estarreja; a dupla Ruído aposta numa composição em homenagem ao poeta Francisco Joaquim Bingre, o Cisne do Vouga, na primeira incursão do ESTAU à freguesia de Canelas; Mário Afonso recorre ao azulejo para contar a história da cidade, a partir de imagens do Arquivo Municipal.

Workshops “Estarreja Sensorial”, com Marta Pombeiro, e de “Colagem Criativa”, de Margarida Girão

Cinco exposições de ilustração, fotografia, tradições

Teatro com “A Passarola” – (engenho cénico) 17 de setembro, na Praça Francisco Barbosa, do Trigo Limpo Teatro ACERT, a partir de uma adaptação livre do romance Memorial do Convento, de José Saramago, com participantes da cidade. Interessados em participarem, inscrições em www.bit.ly/ESTAU22_passarola.
Concertos de Felipe Fontenelle (dia 10), Modulatos Project (dia 18), na Praça Francisco Barbosa

Visitas guiadas (dias 11, 17 e 18) às cerca de 40 obras assinadas por Vhils, Bordalo II, Samina, André da Loba, Akacorleone, Halfstudio, The Empty Belly, Isacc Cordal (Espanha), Bosoletti (Argentina), Fintan Magee (Austrália), Bicicleta sem Freio (Brasil), Marina Capdevila (Espanha), Millo Oageer (Itália), Ana María (Porto Rico), Mohamed L'gha Cham (Marrocos) ou Manolo Mesa (Espanha).

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind