Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara quer investir 68 milhões em habitação
2022/08/22

A Câmara da Mealhada tem um plano de 68 milhões de euros para fazer obras em bairros de habitação social, construir focos habitacionais e poiar particulares na recuperação de casas degradadas para arrendamento a custos controlados.

A Estratégia Local de Habitação foi aprovada peça Câmara esta segunda-feira para «tornar o mercado de habitação acessível, atrair e fixar pessoas e criar habitação condigna a todos os agregados familiares», segundo António Jorge Franco, presidente da Câmara. O assunto será ainda votado na Assembleia Municipal.

A Estratégia Local de Habitação 2022-2026 tem como prioridade «reabilitar tecidos urbanos degradados ou em degradação, mobilizar proprietários de fogos vagos e devolutos para negociar reabilitação e prática de arrendamento acessível; reabilitar fogos passíveis de recuperação das famílias em carência habitacional que são proprietárias e dos senhorios que estejam disponíveis para reabilitar as habitações; aquisição de fogos para habitação social e/ou habitação de emergência para realojar ou responder a situações de emergência e famílias em risco; qualificar áreas urbanas especialmente vulneráveis e promover e disponibilizar fogos para arrendamento a custos controlados».

A Câmara quer envolver instituições e particulares, e estes «devem recorrer a vários incentivos, desde candidaturas instrumentos de apoio a benefícios fiscais». Quanto à Câmara irá concorrer aos financiamentos da «Nova Geração de Políticas de Habitação, designadamente ao PRR».

Os principais problemas são a «precariedade, a insalubridade e insegurança, a sobrelotação e a inadequação», concretamente os bairros do Canedo, Ferroviário e Melo Pimenta. A Câmara pretende ainda construir habitação na Póvoa da Mealhada, para casais jovens, a preços acessíveis e recuperação casas na Pedrulha, Silvã, Vimieira, Pampilhosa, Luso e Mealhada.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind