Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara paga 70 mil euros por duas ideias
2022/08/05

A Câmara de Aveiro vai atribuir 50 mil euros à melhor ideia de "Estudo Urbanístico da zona da Antiga Lota de Aveiro – Living Places Lab", entre os concorrentes ao concurso lançado, anunciou esta quinta.feira. Procura ideias para um «equipamento municipal original e de referência», naquela área de 10 hectares, que a autarquia poderá passar a gerir, no lugar do Estado. Contudo, nesta altura ainda se encontram em curso as negociações para a gestão dos terrenos.

Neste concurso de ideias, o segundo e terceiro classificados receberão prémios no valor de 10.000 euros e 5.000 euros

Quanto ao concurso de ideias para «Conceção da Reconversão do antigo Colégio Dr. Alberto Souto – Creative Change Academy», equipamento que a Câmara também passará a gerir, o vencedor receberá 20 mil euros e o segundo e terceiro classificados prémios de participação no valor de 8.000 euros e 2.000 euros. A Câmara pretende um «equipamento municipal original e de referência».

Para a antiga Lota, a Câmara promete «cuidar da memória histórica da sua velha utilização portuária, das atividades náuticas que suporta, uma ocupação moderna e respeitadora do ecossistema e dos habitats de excelência» O concurso pede um conceito de ocupação e um desenho urbano.

A Câmara quer «valorizar a imagem urbana, promover as vivências urbanas, a diversidade de funções, gerar um espaço dinâmico, com forte cariz cultural» e a possibilidade da prática desportos náuticos e náutica de recreio. Será ainda focando na «sustentabilidade do ambiente urbano, energias limpas, construção da cidade com neutralidade carbónica e nos objetivos da economia circular.

O antigo Colégio Dr. Alberto Souto foi um centro educativo de crianças e adolescentes em risco de exclusão social. Por isso, está aberto um concurso de ideias para os novos espaços que «devem promover o encontro e o diálogo intercultural, a compreensão das diferentes realidades socioculturais, cruzando artistas, investigadores internacionais e parceiros locais». Com um investimento estimado em 7 milhões de euros será transformado num «centro de educação, cidadania e cultura, em torno de vários temas como o da preservação e partilha da memória, da criatividade cultural, da cidadania ativa, do multiculturalismo, em processos abertos a criativos, pensadores, artistas, educadores, instituições públicas e privadas».

Serão realizadas obras de reabilitação dos edifícios existentes e a construção de novos, criadas condições para a criação artística, com espaços de residência, estúdios e espaços para conferências, produção e apresentação, local para espólio municipal, concentrando o que está disperso por vários edifícios.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind