Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
10.171 cirurgias em seis meses
2022/07/20

O número de doentes operados no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) (hospitais de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis), superou pela primeira vez os 10 mil doentes num único semestre,, atingindo 10.171 intervencionados no total das oito especialidades. Aumentou no primeiro semestre de 2022 face ao que havia sido produzido no mesmo período de 2021.

Segundo o CHEDV, de acordo com o Benchmarking, o microsite de monitorização, gerido pela ACSS -Administração Central do Sistema de Saúde, o CHEDV assegura que 98% das cirurgias passíveis de serem realizadas em ambulatório o são efetivamente, o que coloca a instituição como a que melhor performance consegue de entre os hospitais do SNS da sua dimensão.

Na cirurgia convencional, que implica o internamento dos doentes, foram operarados 3.275 doentes (crescimento de 2,6%) e na cirurgia de ambulatório, em que a admissão e alta do doente ocorrem no mesmo dia, foram intervencionados 6.896 doentes (crescimento de 3,5%).

As especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia e Oftalmologia foram as que mais receberam utentes para intervenção cirúrgica (80%).
A lista de espera de doentes para cirurgia do CHEDV tem actualmente 5.788 doentes, com uma média de espera para cirurgia de 2,6 meses, o que permite que 91% dos doentes inscritos se encontrem plenamente dentro dos tempos máximos de resposta garantidos. Os elevados níveis de produção têm permitido que a Lista de Inscritos para Cirurgias se mantenha controlada, mesmo quando se está a assistir a um forte crescimento da entrada de novos doentes, fruto do crescimento das consultas médicas que a instituição está a realizar.

O Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, refere que a evolução que a instituição tem feito na taxa de ambulatorização dos procedimentos cirúrgicos, tem trazido ganhos para a instituição, que deixa de depender tanto das camas de internamento, como para os doentes, que regressam a casa no próprio dia da cirurgia».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind