Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Reitor não quer Governo a pensar nas eleições
2022/05/18

Paulo Jorge Ferreira que esta quarta-feira tomou posse para o segundo mandato como Reitor da Universidade de Aveiro (UA), apelou a mais investimento na ciência, por isso espera que «o bom senso prevaleça». No discurso da tomada de posse lançou o apelo «a que se governe e decida a pensar nas próximas gerações e não a pensar nas próximas eleições».

Segundo Paulo Jorge Ferreira, «a economia do conhecimento comporta um risco para o qual os decisores e a sociedade portuguesa têm de estar cientes. Sem investimento a distribuição do conhecimento vai tornar-se ainda mais assimétrica do que a das matérias primas nas quais se baseava a economia anterior. E se isto acontecer vão ser esmagados os países que ficarem para trás».

Neste ponto, António Oliveira, presidente do Conselho Geral da UA, lembrou que «os anos de pandemia que vivemos demonstraram à sociedade a importância da ciência na defesa da nossa qualidade de vida». Neste sentido comparou com «o que se passou há 100 anos com a pandemia da Gripe Espanhola para perceber quão importante é o papel da ciência que nos permitiu estar a sair desta pandemia com custos humanos, apesar de tudo, contidos».

No capítulo ambiental, Paulo Jorge Ferreira defendeu “que a Universidade adote a neutralidade carbónica como objetivo e de acordo com um roteiro e calendário validados cientificamente”. A neutralidade carbónica implica atingir um ponto de equilíbrio, um balanço neutro ou balanço zero entre as emissões de gases com efeito de estufa e o seu sequestro da atmosfera.

Equipa reitoral
Artur Silva, Vice-reitor para a Investigação e Inovação
João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação Universidade/Sociedade
Alexandra Queirós, Vice-reitora para a Cultura, Qualidade de Vida, Saúde e Bem Estar nos Campi
Ana Isabel Lillebø, Vice-reitora para a Qualidade
Sandra Soares, Vice-Reitora para a Educação
Manuel Senos Matias, Pró-reitor para a Prática Desportiva
José Vieira, Pró-reitor para o Desenvolvimento e Implementação dos Sistemas de Informação da Universidade
Filipe Teles, Pró-reitor para a Cooperação

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind