Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Embalagens valem dinheiro na UA
2022/04/23

A UA lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da Universidade receberem pelos depósitos de embalagens de alumínio e PET nos equipamentos instalados no Complexo Pedagógico, Zona Técnica, Casa do Estudante, ISCA, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e Escola Superior Aveiro-Norte. O projeto está em fase inicial, será «monitorizado e avaliado e, dependendo dos resultados, o sistema poderá ser alargado à reciclagem de outros resíduos».

O valor depositado nas seis máquinas para reciclar é creditado no Cartão Único da UA, este associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição, «e difere consoante o tamanho da embalagem, podendo variar entre dois e cinco cêntimos».

Segundo a vice-reitora para a Cultura e Vida, Alexandra Queirós, este projeto tem, uma forte vocação social uma vez que, de forma indireta, pretende também ajudar os estudantes carenciados da UA que poderão aceder às unidades alimentares com o reembolso que lhes chega ao cartão».

As embalagens serão dirigidas à «indústria recicladora e produtora de embalagens de PET e de alumínio. Será incentivada a incorporação destes materiais provenientes do sistema da UA, na respetiva cadeia de produção».

Também serão dirigidas à «reciclagem para fins de demonstração e inovação. Foram adquiridos equipamentos que vão permitir a transformação do PET em matéria prima adequada para projetos de investigação na área de impressão 3D, na incorporação em novos materiais, a produção de novos produtos (embalagens) e a avaliação da sua qualidade, promovendo e apoiando o sector da reciclagem e o mercado de matérias primas secundárias».

Este projeto da UA FOI «aprovado para financiamento pelo Programa Ambiente, do Mecanismo Financeiro plurianual (EEA Grants), estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu. Para a implementação deste projeto, a UA teve como parceiro a empresa norueguesa Infinitum, com vasta experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind