Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Av. 25 de Abril vai mudar, incluindo as árvores
2022/04/14

Começa na próxima semana a obra de «requalificação urbana da Avenida 25 de Abril», em Aveiro, com um prazo de duração previsto de um ano e meio, um investimento da Câmara de 1.399.200 euros, o que implica a mudança de árvores e «valorização do espaço público e do património histórico» e «criação de uma ciclovia dedicada e qualificação dos passeios existentes».

A obra começa entre a Rua de Almeida Garrett (junto à Escola Básica e Secundária José Estêvão) e a rotunda de acesso ao Museu de Aveiro/ Santa Joana, suprimindo-se duas faixas de rodagens. A alternativa para acesso ao centro da cidade são «a nascente, através do percurso que integra a Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, a Avenida da Oposição Democrática e a Avenida 5 de Outubro, ou a poente, via Avenida Araújo e Silva».

A intervenção inclui as zonas de acesso às escolas Mário Sacramento e José Estêvão e novos espaços de estadia para «aumentar atratividade da zona, vetores fundamentais para captar novas dinâmicas na utilização do espaço público».
Quanto à «renovação gradual do património arbóreo», a Câmara «desenvolveu e divulgou publicamente em abril de 2021 um trabalho de avaliação, monitorização e intervenção nas árvores após a realização de um Relatório e Avaliação pela empresa Tree Plus em estreita ligação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo concluído que, na sua maioria, as árvores ali existentes “apresentam uma condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques”».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind