Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA cria bicicleta e procura parceiros
2022/03/10

Foi desenhada uma bicicleta elétrica, cujo design foi protegido por direitos de propriedade industrial em Portugal, com o apoio da UACOOPERA, estrutura da Universidade de Aveiro (UA), no âmbito da dissertação de mestrado de Carlos Pires, orientado por João Oliveira, do Departamento de Mecânica e Paulo Uva, do Departamento de Comunicação e Arte. A equipa técnica procura parceiros para a construção do protótipo.

O quadro «simula um berço e cria espaço na parte central capaz de acomodar uma mochila, facilitando o acesso do utilizador ao seu interior, tornando-a parte do veículo e não colocando em causa o conforto, idealizada para a produção de eletricidade renovável, aumentando a comodidade e utilidade do veículo».
INGO UA «Na componente tecnológica, a mochila compreende um pequeno armazenamento de energia alimentado por tecidos fotovoltaicos. Estes produzem energia para alimentar a iluminação em LED tendo em vista a sua utilização como elemento segurança seja em ambiente diurno ou noturno.

Pretende-se que este produto venha a integrar componentes robustos, sistema de propulsão elétrica, reduzindo custos de manutenção, e novas tecnologias, como sistemas de segurança, iluminação, GPS, bloqueio, alarmes promovendo segurança e uma navegação mais suave. A versatilidade do veículo proposto reforça a sua usabilidade e prolonga o seu tempo de utilização, reforçando o papel da bicicleta elétrica como alternativa aos outros meios de locomoção mais poluentes».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind