Terça-feira, 16 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Bolsa de 1,5 milhões para investigador
2022/01/11

Manuel Souto Salom, do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, e professor do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, conseguiu uma bolsa de 1,5 milhões de euros Starting Grant atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) pela «conceção química e a síntese de um novo tipo de elétrodos orgânicos e nanoporosos em baterias, que contêm elementos químicos abundantes».

Estas Estruturas Orgânicas Covalentes (Covalent Organic Frameworks) são «consideradas promissoras para este tipo de aplicações, elétrodos para baterias de lítio».

Segundo Manuel Souto Salom, estes materiais «têm várias vantagens sobre os cátodos atualmente em uso, uma vez que são baseados em elementos abundantes, têm uma grande versatilidade e as suas propriedades físicas podem ser moduladas ‘à la carte’ por desenho molecular».

O projeto terá também um «grande impacto» na optoelectrónica e no desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia, para além das baterias de lítio. Por isso, não está excluído «o estudo destes materiais noutras aplicações, também com grande potencial, como elétrodos para outros tipos de baterias ou em supercondensadores.

Em parceria participam investigadores da UA (Manuel Melle Franco), de outras universidades portuguesas (Helena Braga, da FEUP/Universidade do Porto), para os cálculos teóricos e o fabrico de baterias, respetivamente, e investigadores de Espanha, Alemanha, Bélgica e Coreia do Sul, para o processamento dos materiais e para certas medidas de condutividade.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind